terça-feira, 18 de novembro de 2008

Fachada Úria Guillul no Fragil


NO FRÁGIL DIA 20

Vem aí O Video Games Live, um espectáculo a ver no Campo Pequeno


VIDEO GAMES LIVE


No próximo mês de Dezembro aterra em Portugal um espectáculo do outro mundo.

Lisboa foi incluída na digressão mundial de Video Games Live, um acontecimento único capaz de transformar a cidade na capital mundial dos vídeojogos.
Video Games Live não é apenas um concerto, é uma celebração visual e interactiva com uma extraordinária e original componente musical.

Uma orquestra sinfónica e um coro interpretam ao vivo os temas que marcaram a história dos videojogos desde o seu nascimento até aos nossos dias.

Uma orquestra sinfónica e um coro interpretam ao vivo os temas que marcaram a história dos videojogos desde o seu nascimento até aos nossos dias.

Ao mesmo tempo, a sincronização perfeita entre filmes projectados num ecrã gigante e a iluminação e efeitos especiais maravilham públicos de todas as idades.

Ninguém fica indiferente, sejam jogadores ou apreciadores de espectáculos de altíssima qualidade para toda a família.
A concepção do espectáculo a cargo de Tommy Tallarico e Jack Wall, autores da maioria das músicas dos mais famosos vídeojogos, tem recebido os mais rasgados elogios e alguma crítica especializada considera Video Games Live uma obra-prima.

Tallarico conta com 48 prémios internacionais pelo seu trabalho em 275 vídeojogos e por isso mesmo tem o seu nome no «Guiness Book of World Records».
Em Portugal, o espectáculo vai ser interpretado pela Sinfonietta de Lisboa, que desde 2003 tem colaborado, quer em espectáculos ao vivo, quer em gravações de DVDs e CDs, com artistas nacionais e internacionais tais como Caetano Veloso, Jaques Morelembaum, Carlos do Carmo, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Mariza, Rui Veloso ou Pedro Abrunhosa.
A Praça de Touros do Campo pequeno é o palco que terá o privilégio de acolher o espectáculo, mas o Video Games Live é ainda mais do que isso. Em redor, os visitantes vão aceder a uma vasta feira de jogos e acessórios para consolas e PCs, tecnologias multimédia e comunicações (Internet, TV Digital e Telemóveis).
São dois dias de experimentação de jogos, competição e diversão intensa, numa feira direccionada para os fãs e entusiastas dos jogos electrónicos e novas tecnologias que tem o especial apoio da Sony PlayStation e da Electronic Arts Portugal.
Nos dias 6 e 7 de Dezembro vão passar pelo Campo Pequeno em Lisboa os melhores e mais famosos jogos de todos os tempos em mais uma grande produção Mandrake.

Video Games Live é definitivamente um espectáculo a não perder!

Em Famalicão especialistas da Guerra falam de guerras


Museu Bernardino Machado promove conferências

dos Encontros de Outono a 21 e 22 de Novembro

Especialistas de guerra em Famalicão


Os jornalistas Pedro Caldeira Rodrigues e Miguel Urbano Rodrigues, o general Pezarat Correia e mais um conjunto de oito académicos de cinco universidades portuguesas estarão em Vila Nova de Famalicão nos próximos dias 21 e 22 de Novembro como conferencistas dos Encontros de Outono 2008, uma organização do Museu Bernardino Machado, que este ano é subordinada ao tema “A Guerra e a Paz entre as Nações”.

As conferências, que são promovidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no âmbito da programação cultural do Museu Bernardino Machado, vão decorrer na Casa das Artes da cidade, onde os temas em destaque serão a “Guerra do Kosovo – Da intervenção da NATO à declaração unilateral de independência”, a desenvolver pelo jornalista Pedro Caldeira Rodrigues, “A Guerra do Iraque”, por Carlos Gaspar, do Instituto Português de Relações Internacionais, e “Pensar o terrorismo hoje a partir da política”, por António Horta Fernandes, da Universidade Nova de Lisboa.

A guerra nas antigas colónias portuguesas em África e a sua agudização em plena Guerra Fria, pelo general Pezarat Correia, a presença de Portugal na I Guerra Mundial, pelo coronel Luís Alves de Fraga, da Universidade Autónoma de Lisboa, assim como o estado de Portugal e dos aliados à saída da II Guerra Mundial, por Pedro Aires de Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa, são outras conferências a suscitar interesse.

Norberto Cunha, que, além de director do Museu Bernardino Machado, é professor da Universidade do Minho, abordará “O problema da guerra em Ortega y Gasset”, enquanto Fernando Martins, da Universidade de Évora, irá falar dos esforços de paz de organizações como a Sociedade das Nações e a ONU.

O jornalista Miguel Urbano Rodrigues irá abordar a questão das lutas políticas e sociais na América Latina, em particular da luta armada na Colômbia.

“A ideia da paz perpétua no século XVIII”, por Manuel Canaveira, da Universidade Nova de Lisboa, e “O federalismo português oitocentista e as ideias da paz”, por Maria Manuela Tavares Ribeiro, da Universidade de Coimbra, são outros dos temas a abordar nas conferências dos Encontros de Outono 2008.

“Vamos ter em Vila Nova de Famalicão os melhores especialistas e investigadores nacionais no âmbito dos diversos temas abordados nestes Encontros de Outono”, afirmou Norberto Cunha, director do Museu Bernardino Machado, na conferência de imprensa de apresentação do evento, nesta segunda-feira.


Norberto Cunha lembrou que todos os conferencistas convidados “são pessoas que conhecem profundamente estas temáticas e que têm obra publicada”.

De acordo com o mesmo responsável, os Encontros de Outono 2008 são “uma oportunidade rara nos dias de hoje para reflectirmos sobre o fenómeno da guerra e dos grandes conflitos mundiais, como a guerra dos Balcãs, mas também o conflito no Iraque, o terrorismo, as lutas sociais na América Latina, o papel das Nações Unidades, a guerra colonial, assim como as duas grandes guerras mundiais”.

“Os Encontros de Outono colocam Famalicão e o Museu Bernardino Machado na rota dos grandes eventos do pensamento cultural e histórico que é produzido nas melhores universidades portuguesas”, declarou o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, lembrando outras iniciativas de relevo cultural nacional, “que trouxeram a Famalicão um grande número de académicos e historiadores”, tais como os ciclos de conferências sobre os “Presidentes da República” e sobre as revoltas académicas nas universidades portuguesas
“São iniciativas marcantes, que reforçam Famalicão e o Museu Bernardino Machado como destinos obrigatórios para estudar a História de Portugal, em particular o período correspondente à 1ª República”, destacou Armindo Costa.

Instituto Profitecla abre mais uma delegação em Lisboa


INSTITUTO PROFITECLA
Abre Nova Delegação Em Lisboa

O Instituto Profitecla, uma escola profissional que tem como objectivo fundamental o ensino e a formação profissional para a satisfação das necessidades do tecido empresarial, dá mais um passo no seu crescimento, inaugurou novas instalações em Lisboa no passado dia 6 de Novembro.
Marcar a diferença pela positiva, com valores como Inovação, Credibilidade, Dinamização e Empenho foram os quatro pilares para o crescimento do Instituto Profitecla.
A oferta disponível em Lisboa engloba certificações de qualificação inicial, de qualificação avançada e de especialização em diferentes temáticas tais como Gestão e Cultura nas Organizações, Mediação de Seguros, Turismo, Secretariado, Gestão e Marketing.
A nova delegação irá proporcionar às empresas, e ao público em geral, formações de acordo com as necessidades e perfil de cada um dos intervenientes, sempre com a finalidade de tornar os seus clientes e profissionais mais competitivos, originando por sua vez, empresas mais eficazes e competitivas.
De acordo com António Ruão, director deste instituto, “o Instituto Profitecla inicia desta forma um processo de expansão que vai de encontro às necessidades dos nossos clientes do Sul do pais.
Pretendemos acima de tudo ser uma empresa de referência na área formativa, oferecendo serviços de qualidade e adequados às necessidades do mercado.”
A nova delegação está situada no 5º Piso do nº 56 do Campo Grande, numa zona com estacionamento e de fácil acesso à rede de transportes públicos, possibilitando um melhor serviço a todos os clientes.

SOBRE O INSTITUTO PROFITECLA:
O Instituto Profitecla nasce herdando o know-how e a experiência de 19 anos de ensino profissional da Escola Profissional Profitecla.
Vocacionado para ministrar cursos pós-secundário, as metodologias de formação a desenvolver pelo Instituto Profitecla centram-se no formando e no futuro ambiente de trabalho que o irá acolher, tornando-o capaz de:
aprender e saber mais para fazer melhor
aprender e saber mais para competir e cooperar
aprender e saber mais para pensar melhor e mais reflexivamente
O Instituto Profitecla não pretende apenas dotar os formandos de conhecimentos técnicos, mas acima de tudo treinar a sua aplicabilidade no mundo do trabalho.
Esta filosofia de base acredita que a mudança qualitativa dos recursos humanos do futuro do país reside na capacidade que os actores do processo formativo tiverem para trabalhar em conjunto a ideia de Escola de Sucesso e Qualificante para todos.

Blood Red Shoes com os Murdering Tripping Blues no Santiago Alquimista


MURDERING TRIPPING BLUES NA PRIMEIRA PARTE

DE BLOOD RED SHOES


A primeira parte da estreia dos Blood Red Shoes em Portugal, dia 20 de Novembro no Santiago Alquimista, vai acontecer ao som do rock demoníaco dos portugueses Murdering Tripping Blues.

De mãos sujas, o trio Lisboeta lançou o álbum de estreia. Com o rock na algibeira e a música a entrar pelas traseiras. Já diziam as velhas esposas e mães negras que o blues era música do diabo, quando empregavam a expressão “Backdoor Music”.

Se Ele existe, está a ouvir este disco em repeat. Ao vivo, a abordagem musical é mais rude e directa, com o intercalar de médios estridentes e tons graves a sair da guitarra de Henry Leone Johnson, que dispensa o uso de baixo.

Excepção feita a um único tema: “Feed, Nurse, Flatter, Use”. O ritmo é forte, vincado com a personalidade de alguém que resolveu assumir o apelido de Dynamite com intenção de lhe fazer juz.
A mais recente coqueluche da imprensa britânica, os Blood Red Shoes, estreia-se em Portugal, dia 20 de Novembro, no Santiago Alquimista, com primeira parte dos Murdering Tripping Blues.

20 DE NOVEMBRO (SANTIAGO ALQUIMISTA)21H00

Um menino e uma menina, depois de vários projectos, decidem juntar-se e no primeiro dia de ensaios compõem uma canção.
Passadas duas semanas dão o primeiro concerto e precisam de um nome para colocar no cartaz. Nascem os Blood Red Shoes.Steven Ansell e Laura-Mary Carter, são uma das bandas mais faladas em Inglaterra desde que editaram o primeiro EP, “Victory for the Magpie” em 2005, mas deixaram a crítica à espera, de água na boca, pelo primeiro álbum que só surgiu em Abril de 2008.

“Box of Secrets” mostra uma banda em perfeito estado de maturação que, de uma mistura de vários géneros, cria uma sonoridade única e praticamente inqualificável.

Fidel e Che no Discovery Civilization, hoje


HISTÓRIA, MISTÉRIOS E AVENTURAS
NO DISCOVERY CIVILIZATION

“O Fidel que eu conheço”

O Fidel que eu conheço: Este documentário examina passagens desconhecidas da vida pessoal de Fidel Castro.
Através de relatos pessoais, anedotas, testemunhos, imagens de arquivo, cartas de familiares e fotografias exclusivas, mostra-nos o ser humano oculto por baixo do uniforme.

O programa abarca quatro períodos na vida de Fidel: infância e etapa pré-revolucionária; romance e revolução; Fidel, Cuba e América Latina; homem de família e sucessão.


Estreia: Terça 18 de Novembro às 21h00

“Che Guevara”, 18 de Novembro às 21h48
Che Guevara
: Narra a história de Che Guevara, o jovem revolucionário da Argentina que se uniu à guerrilha de Fidel Castro no México para forjar a revolução cubana.
Estreia: Terça 18 de Novembro às 21h48

Brandi Carlile com mais uma data em Coimbra

Brandi Carlile
20 e 21 de Novembro às 22h00
Teatro Académico de Gil Vicente
A cantora norte-americana autora de "The Story" vai dar mais um concerto extra em Coimbra.
Depois da primeira data, 20 de Novembro, ter esgotado a produtora Musica no Coração agendou mais uma data para o dia seguinte.
O preço dos bilhetes é de €30 para a plateia e €25 para o balcão.
Informações
Teatro Académico de Gil Vicente
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636

Novembro e Dezembro meses solidários para a ACREDITAR

Concertos de solidariedade
A favor da ACREDITAR
Pavilhão Centro de Portugal


19 e 21 de Novembro e 05 e 19 de Dezembro às 21h30

Bilhetes à venda no Pavilhão Centro de Portugal, diariamente, das 14h00 às 20h00.
Co-organização: Orquestra Clássica do Centro Câmara Municipal de Coimbra
Informações: 916994160

Azulejos do Convento do Pópulo recuperados pela CMB



MUNICÍPIO MOSTRA O QUE SALVOU
DOS AZULEJOS DO PÓPULO


A Câmara Municipal de Braga apresenta amanhã (quarta-feira, 19 de Novembro) o trabalho desenvolvido na recuperação do revestimento azulejar da escadaria nobre do Convento do Pópulo.
O acto, público, acontece às 12h00, na escadaria deste imóvel municipal e, além do Presidente da Câmara, Mesquita Machado, tem entre os convidados a Directora Regional de Cultura do Norte, a Directora do Instituto de Gestão do Património/Serviços de Bens Culturais, os directores das várias unidades museológicas de Braga e técnicos afectos ao Programa Operacional da Cultura e às empresas intervenientes neste processo.

A recuperação do revestimento azulejar do Convento do Pópulo resulta de uma candidatura formalizada pelo Município de Braga ao Programa Operacional da Cultura, no âmbito da “recuperação e animação de sítios históricos e culturais”, tendo os trabalhos de restauro sido adjudicados em Junho de 2007 e feita a sua recepção provisória em Janeiro de 2008, altura em que se contratualizou a execução e colocação de réplicas de azulejos em falta, que se prolongou até Setembro último.
Neste contexto, foi igualmente produzido um documentário videográfico sobre o processo de restauro, literatura bilingue alusiva à azulejaria em causa, produção de um trabalho em vídeo para distribuição aos visitantes (comunidade escolar) e um quiosque digital.
Embora o espaço e o trabalho ali desenvolvido possa ser apreciado desde já, as visitas-guiadas, particularmente dirigidas a grupos escolares, iniciam-se a 24 de Novembro, mediante prévia marcação junto da Divisão de Renovação Urbana.



CONVENTO DO PÓPULO
A construção da igreja e convento do Pópulo iniciou-se em finais do século XVI, pela ordem do arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus, com o intuito de albergar o seu jazigo.

Ao longo do século XVIII foram introduzidas diversas alterações de carácter barroco, ainda hoje visíveis em múltiplos elementos decorativos do interior da igreja e nos azulejos do interior.
Em finais do século XVIII, sob a autoria do engenheiro e arquitecto Carlos Amarante, procedeu-se a obras de reconstrução, conciliando as matrizes barrocas com o neoclássico, recebendo o conjunto edificado a imagem que chegou até nós.
Após 1834, altura em que a ordem que ocupava o convento foi extinta, o imóvel foi transformado em quartel militar, perdurando essa função até à última década do século XX, altura em que foi adquirido pela Câmara Municipal de Braga, que iniciou os trabalhos de restauro e reabilitação necessários à salvaguarda do imóvel e à instalação dos serviços municipais.
Em 2006, com a colaboração do IPPAR, iniciaram-se os estudos e trabalhos técnicos que conduziram ao restauro do revestimento azulejar da escadaria nobre do convento, que se encontrava em elevado estado de degradação.
A intervenção teve por base o levantamento do estado de conservação dos mesmos, procedendo-se ao seu restauro, privilegiando o seu valor artístico, através do recurso ao uso de réplicas, colmatando lacunas existentes de modo a proporcionar a leitura e percepção estética do silhar de azulejo.Subjacente a esta intervenção esteve também o intuito de disponibilizar ao público este património, numa dimensão turistico-cultural, para que possa ser plenamente fruído.


AZULEJARIA DA ESCADARIA NOBRE

As dependências conventuais do conjunto edificado são compostas por diversos espaços, de que se destaca o claustro e a escadaria nobre.
Esta é composta por dois pares de lanços de escadas laterais, simétricas que conduzem a um patamar intermédio, amplo e rectangular, de onde irrompem dois lanços centrais opostos e que terminam nos corredores de acesso às alas laterais, respectivamente da frontaria e das traseiras.
A escadaria nobre apresenta revestimento em silhar de azulejo, composto por uma série de painéis de azulejo de contorno recortado.
Datado do século XVIII, este silhar enquadra-se no período denominado como “Ciclo dos Mestres”, que se destacou pela monocromia azul e pela contratação de pintores de cavalete para a execução de painéis de azulejos, conferindo, assim, o efeito de tridimensionalidade ao espaço onde estavam inseridos.
Iconograficamente, o revestimento da escadaria nobre do convento do Pópulo apresenta temática religiosa, relacionada com a meditação contemplativa, pela figuração de monges agostinhos em cenários bucólicos, estando directamente relacionados com a ordem religiosa que ocupava o convento, a Ordem dos Ermitãs de Santo Agostinho
Em Portugal, o azulejo assumiu especial importância pelo modo de aplicação, associado à arquitectura através de revestimento, assim como pela sua longevidade e resistência física.
No entanto, o azulejo acabou por ultrapassar a sua função utilitária, alcançando estatuto de arte que reflecte a história e cultura portuguesas.

Camané no Coliseu do Porto depois do êxito em Lisboa




CAMANÉ


Coliseu do Porto a 27 de Novembro
Apresentação de “Sempre de Mim”
Camané está, este ano, de regresso… aos originais gravados em disco, aos originais interpretados em palco!
Depois do lançamento de “Sempre de mim”, muitas foram já as localidades e as salas por onde a tour iniciada em Abril já passou, entre elas, o Coliseu de Lisboa com lotação esgotada!
E esta será a primeira vez que actua em nome próprio, no Coliseu do Porto, o que promete ser, para já, a grande apresentação ao vivo, na cidade invicta, do tão badalado novo disco.
Camané escolheu há muito o seu caminho no Fado mas todas as experiências artísticas contribuíram para o que tem alcançado em termos interpretativos; e o que é hoje visível e indiscutível é a sua postura de sobriedade, respeito e rigor perante a sua arte maior. Insistindo na divulgação de um repertório centrado no seu lado Tradicional, sem deixar de arriscar ao utilizar novas linguagens poéticas e musicais, os novos fados reflectem duas vertentes: uma de novidade – temas inéditos de Alain Oulman, como “ Sei de um rio”, poemas de Luiz Macedo nunca antes musicados, como “Bicho de conta”, um “fado” de Sérgio Godinho “Sonhar durante o fado” ou uma letra de Jacinto Lucas Pires num fado tradicional – outra pelas escolhas que já deram bons frutos – poemas de Fernando Pessoa e Pedro Homem de Mello, a irresistível métrica de Manuela de Freitas em “Ciúmes da saudade” e as inconfundíveis melodias de José Mário Branco com “Lembra-te sempre de mim”…
Os fados antigos mais conhecidos não deixarão de ser ouvidos como é o caso de “Mais um fado o fado”, “Ela tinha uma amiga” ou “Senhora do Livramento”…
Em resumo, esta noite será interpretativa e musicalmente fluída em maturidade, expressão, sentimento e paixão pois estamos perante a verdade do Fado, a verdade da Emoção!!!

Músicos:José Manuel Neto – guitarra portuguesaCarlos Manuel Proença – violaPaulo Paz – contrabaixo

Bazar de Natal Diplomático no Museu doOriente


Bazar Internacional do Corpo Diplomático

no Museu do Oriente


O Museu do Oriente foi o local escolhido para a realização do 24.º Bazar Internacional do Corpo Diplomático, nos dias 21 e 22 de Novembro, entre as 11h00 e as 20h00, na sala de exposições temporárias.

A iniciativa, da Associação dos Cônjuges dos Diplomatas Portugueses, conta com o alto patrocínio de Maria Cavaco Silva e com a participação das embaixadas acreditadas em Portugal.

A receita obtida através da venda dos mais variados produtos, provenientes de todo o Mundo, reverte para instituições de apoio a vítimas de violência doméstica.

As edições anteriores do Bazar angariaram mais de 3.500 milhões de euros e beneficiaram 500 instituições de solidariedade social.

Paul Auster no Estoril FilmFestival 08


AMANHÃ, DIA 18 DE NOVEMBRO, NO ESTORIL FILM FESTIVAL’08 MARK PEPLOE EM ENCONTRO COM O PÚBLICO


Às 15h, na Sala De Conferências de Imprensa do Centro de Congressos do Estoril.


Argumentista do aclamado The Passenger, a obra-prima de Michelangelo Antonioni; Mark Peploe é, também, argumentista de Bertolucci.

Vem ao Estoril, para uma AULA ABERTA SOBRE ESCRITA DE GUIÃO. O escritor é responsável por alguns dos mais emblemáticos argumentos de Bernardo Bertolucci, tais como The Last Emperor, Little Bhuda e The Sheltering Sky.
Escreveu também para Jacques Demy e René Clémant. Entrada livre e aberta a todos os que quiserem participar.


SESSÃO DE LEITURA COM PAUL AUSTER

Às 21h30 no Grande Auditório do Centro de Congressos do Estoril
O escritor norte-americano, membro do Júri da competição oficial do EFF’08, dá amanhã uma sessão de leitura de uma obra inédita, seguida de uma conversa com o público. Entrada livre e aberta a quem quiser participar.


ANTESTREIA NACIONAL DE REDBELT DE DAVID MAMET

Às 21h45 no Casino do Estoril

REDBELT, o mais recente filme de David Mamet, realizador de obras como Wag the Dog (1997) e The Veredict (1982), passa, fora de competição, em antestreia nacional no EFF’08.

Triunfo de Tony Carreira no Coliseu



Tony Carreira fechou mais um ciclo
na sua vida profissional!


A mítica sala do Coliseu dos Recreios, assistiu, neste fim de semana a 3 concertos inesquecíveis, onde o cantor encerrou a tournée de 2008 que serviu para assinalar os 20 anos de canções.
O ponto máximo deste megaconcerto atingiu o seu auge quando Tony Carreira apresentou o single Porque é que vens do seu próximo álbum com o titulo genérico O HOMEM QUE SOU que será lançado no mercado discográfico na última semana de Novembro.
O HOMEM QUE SOU, é um testemunho, na verdade, de uma evolução do seu estilo, abordando novas sonoridades, novos ritmos e novas palavras.

No primeiro dos concertos, Toto Cutugno e Tony Carreira interpretam em dueto, a versão de Cantando; (tema incluido no novo álbum)e L'italiano.

L'été indien foi interpretado apenas por Cutugno a solo ao piano…

TOTO CUTUGNO, Famoso cantor italiano em 1975 obtém o primeiro grande sucesso mundial com a composição de l'été indien interpretado por Joe Dassin.
Em 76, ainda como autor, assina grandes temas para Joe Dassin como et si tu n'existes pas, com o qual ganha imenso prestigio em França e torna-se o compositor preferido dos mais famosos cantores franceses como: Mireille Mathieu, Dalida, Johnny Halliday, Michel Sardou, Claude François, Hervé Vilard, Sheila.

Em Itália, compõe para Domenico Modugno, Gigliola Cinquetti, Ornella Vanoni.. Mas é apenas em 79 que grava o seu primeiro álbum! Doravante em todos os seus lançamentos discográficos , obtém sempre temas na Hit Parade.
Entre infinitos galardões no ano de 1986 com L'italino, recebe o prémio do disco italiano mais vendido em todo o mundo.

Em 90 defende Itália no Festival da canção em Zagreb e sai vencedor com "Insieme 1992".
Durante estes anos, entre gravações de álbuns e apresentações de programas, alguns dirigidos pelo próprio, Toto Cutugno, regressou este ano a Barcelona para apresentar a tournée Un Falco chiuso in gabbia no emblemático Palau de la Música de Barcelona.

O seu maior orgulho: Ray Charles interpretou o seu tema Gli amori