quarta-feira, 28 de maio de 2008

Braga adia Festa Histórica

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADIAM
RECRIAÇÃO DO PASSADO ROMANO DE BRAGA

O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga adiou por uma semana a realização do programa “Braga Romana - Reviver o Passado na Bracara Augusta”, que deveria realizar-se de 29 de Maio a 1 de Junho.
O adiamento – para o fim-de-semana imediato, de 5 a 8 de Junho – é motivado pelas condições meteorológicas adversas, «que impedem, desde logo, a montagem de toda a estrutura logística exterior».
De acordo com a Vereadora da tutela, todas as instâncias consultadas, desde o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica ao centro meteorológico do Aeroporto São Carneiro, prevêem a continuação das condições climatéricas registadas nos últimos dias.
Ora – diz Ilda Carneiro – estamos perante uma iniciativa que exige condições meteorológicas satisfatórias, tendo em conta que o seu êxito implica com a imprescindível adesão da comunidade escolar e da população adulta.
O programa está, assim, adiado para o fim-de-semana seguinte, embora a nova data careça ainda de confirmação em tempo mais próximo, tendo em conta que nenhuma entidade está em condições de garantir que nesse período de tempo estejam reunidas as circunstâncias meteorológicas desejáveis.
“Braga Romana – Reviver o Passado na Bracara Augusta”, já em oitava edição, é uma recriação histórica do passado romano da cidade, pretendendo celebrar a matriz fundacional de Braga através da reconstituição de um vasto conjunto de actividades que marcavam o seu quotidiano nos primeiros séculos da nossa era.
O mercado romano e alguns cortejos temáticos – recriações mais visíveis e de maior impacto público – têm o seu epicentro no casco histórico da cidade, designadamente no rossio da sé e espaços conexos.

Sem comentários: