quarta-feira, 28 de maio de 2008

Santiago Alquimista com Jazz


Transatlantistas + Afonso Pais

Novas Rotas Atlânticas

Santiago Alquimista

Sexta, 30 Maio, 23h00


Os Transatlantistas pretendem materializar um laço entre o Jazz e a Música Brasileira, nomeadamente no que diz respeito ao balanço e ao improviso.

São estes pontos de convergência que tornam as duas correntes musicais compatíveis, e a sua combinação verdadeiramente interessante e aliciante.

Na continuidade de todas as confluências e similitudes artísticas entre as Américas do Sul e do Norte, pela palavra implícita na música de impressão digital Lusa, assim se apresentam, espelhados num céu azul de mar, os Transatlantistas.

O reportório dos Transatlantistas engloba um conjunto de compositores americanos e brasileiros, protagonistas de uma forma de compor tipo "cant’autor", unificando-os através de uma teia de arranjos que conduz a narrativa musical.

O septeto tira partido da instrumentação utilizada, criando uma variedade de coloraturas musicais a par da imperativa releitura e reinvenção dos temas, de forma a acrescentar uma liberdade interpretativa, mas preservando o apelo e a simplicidade de uma canção, e salvaguardando recorrências caracteristicamente jazzísticas, como o improviso o groove e a harmonia.

O espectáculo propõe temas que apresentam a vertente mais sofisticada, universal e arrojada de uma "fusão" de influências, sob um nova roupagem jazzística, e constam do seu alinhamento autores como Edu Lobo, Hermeto Pascoal, António Carlos Jobim, Chico Buarque, Francis Hime, João Bosco ou Wayne Shorter.


Na história do Jazz, nomeadamente a partir dos anos sessenta, a música brasileira foi mote de inspiração.

Grandes compositores como Wayne Shorter ou Joe Zawinull, improvisadores de excepção, tais como Miles Davis ou Herbie Hancock, abraçaram novas propostas estilísticas daí advindas e repertórios de autores brasileiros.

Em alguns casos, realizaram-se mesmo parcerias entre autores, como Miles Davis com Hermeto Pascoal ("Live Evil"), Wayne Shorter com Milton Nascimento ("Native Dancer"), Joe Zawinull / Wayne Shorter com Airto Moreira ("Weather Report").

Os Transatlantistas sugerem, pois, a criação de um novo vértice na rota entre as Américas e a Europa, e apresentam-no na próxima Sexta-Feira, no Santiago Alquimista.


Inês Sousa Voz

César Cardoso Saxofones

Gonçalo Sousa Harmónica

Iuri Gaspar Piano e teclado

André Carvalho Contrabaixo

Tânia Lopes Percussões

Diogo Moreira Bateria

Afonso Pais Guitarras, arranjos e direcção musical

Sem comentários: