quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ciclo de Debates sobre a peça " Um Conto Americano"



Ciclo de Debates a propósito das temáticas do espectáculo
“Um Conto Americano” pelo olhar de…
“História e Sociologia”
Salão NobreTNDM II
29 de Maio
18h30




Sendo, actualmente, a transdisciplinaridade um paradigma emergente do século XX/XXI, esta iniciativa pretende transcender o universo fechado da ciência e das artes e falar sobre a multiplicidade de modos de conhecimento, seja na área do Teatro, História, Ciência, Economia, Política ou Justiça.

A exploração das vias abertas pelo diálogo entre o Teatro, a História e a Sociologia é o tema deste primeiro debate.

Partindo da temática contemporânea das relações entre o indivíduo, a ciência e a sociedade industrial, presente no texto de David Mamet, os quatro oradores convidados apresentarão uma perspectiva problematizante em torno dos factores históricos e sociológicos que serviram de matéria de criação ao dramaturgo americano: a crise americana dos anos 30, pós-depressão, e a Exposição Mundial de Chicago.

Sobre os oradores:

Professor Doutor Adelino Maltez (ISCPS)

Iniciou a sua actividade docente como assistente na Faculdade de Direito de Lisboa e no ISCSP. Doutorou-se, em 1990, com uma dissertação intitulada Ensaio sobre o Problema do Estado.

A partir do ano lectivo de 1997-1998, regressou à Faculdade de Direito como professor convidado, regendo as disciplinas de História do Pensamento Jurídico e de Filosofia do Direito.

É, desde 1999, Professor Catedrático do 1º grupo de disciplinas (jurídico-políticas) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

Professor Doutor Hélder Santos Costa (ISCPS)

Coordenador do curso de pós-graduação em Estudos Islâmicos, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, é ainda membro do Conselho Consultivo do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação.

Professor Doutor Luís Reto (ISCTE)

Presidente do ISCTE, é doutorado em Psicologia Social pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica).

Membro do Departamento de Ciências da Gestão, com especialização em Metodologia e Comunicação, assinou obras colectivas como Porque nos Matamos na Estrada (2003) ou Voz Populi – O Estado da Opinião em Portugal (2002).

Professor Doutor Salvato Telles de Menezes (Fundação D. Luís I)

Actual administrador delegado da Fundação D. Luís I, assumiu, em 2007, a coordenação da programação do Lisbon Village Festival.

Deu início à sua carreira académica na Faculdade de Letras de Lisboa e foi Director de Programação do Festroia e Vice-Presidente e Presidente do IPACA – Instituto Português da Arte Cinematográfica e Audiovisual.

Tem ainda integrado o júri de vários festivais internacionais de cinema, entre os quais o de Istambul e o de Valência e editou algumas obras como autor e tradutor.

Sem comentários: