quarta-feira, 28 de maio de 2008

Um livro de Culinária com a colaboração de um dietista


LEGUMES SEM DESCULPAS
Receitas deliciosas para uma
alimentação equilibrada

FERNANDO PÓVOAS e
HENRIQUE SÁ PESSOA


SINOPSE


O chef Henrique Sá Pessoa juntou-se ao médico Fernando Póvoas para nos apresentar setenta receitas práticas, deliciosas e rápidas onde os legumes são o ingrediente em destaque.
Ao longo destas páginas vai descobrir novas formas de cozinhar o milho, a alface, o tomate, os espinafres, entre outros, para toda a família.

Acabaram-se as desculpas! Da simples sopa de cenoura ou de aipo, ao original caril de banana, abóbora e batata-doce, passando por pratos especialmente pensados para as crianças como o empadão de bolonhesa e legumes, ou por sobremesas originais como bolo de chocolate e curgete, ou o gelado de abóbora e gengibre, as opções são variadas.

O Dr. Fernando Póvoas despiu a bata e vestiu o avental para nos dar os seus conselhos alimentares e explicar a importância dos legumes enquanto elemento essencial de uma alimentação equilibrada.

BIOGRAFIA


Henrique Sá Pessoa é chef do restaurante Panorama do Hotel Sheraton Lisboa. Trabalhou como chefe de cozinha no Bairro Alto Hotel, no restaurante La Villa Estoril, restaurante Xarope, em Cascais, e no Hotel da Lapa, Lisboa. Trabalhou ainda no Sheraton on the Park, em Sydney, na Austrália e no Sheraton Park Lane, em Londres, Inglaterra onde adquiriu a sua experiência internacional.

Ganhou o concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2005, a 1.ª Edição da Taça Horexpo que decorreu em Abril de 2008 onde estiveram em concurso os nove vencedores das últimas edições do concurso chefe cozinheiro do ano, foi figura do ano 2007 pela revista Intermagazine, e foi galardoado com o prémio Arte da Cozinha 2007, atribuído pela Academia de Gastronomia Portuguesa.

Apresenta o programa de culinária Entre Pratos, na RTP2, que vai na sua quarta edição.


Fernando Póvoas formou-se na Faculdade de Medicina do Porto e hoje trabalha entre Lisboa e o Porto nas suas duas clínicas onde presta apoio – juntamente com a sua equipa multidisciplinar – nas áreas de nutrição, psicologia, estética e cirurgia plástica a milhares de doentes de vários pontos do país, Espanha e Angola.

Fernando Póvoas trabalhou na área desportiva ao serviço do Futebol Clube do Porto, Ermesinde e Freamunde.

Foi no Centro de Saúde de S. Pedro da Cova, onde exercia Medicina Geral e Familiar, que começou a tratar, com uma taxa elevada de sucesso, inúmeros casos de obesidade.


. A importância dos legumes enquanto elemento essencial de uma alimentação equilibrada.
. Cada receita fala dos vegetais e dos seus nutrientes e das formas mais saudáveis de confecção.
. Conselhos do Dr. Fernando Póvoas

Sem comentários: