sábado, 7 de junho de 2008

Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz





Reguengos de Monsaraz
Festas de Santo António com

Paulo Gonzo, Ricardo Azevedo
e uma homenagem às grandes vozes de Cuba


A actuação de Paulo Gonzo, um espectáculo de homenagem às grandes vozes de Cuba e o ex-vocalista dos EZ Special, Ricardo Azevedo, são os destaques musicais das Festas de Santo António, em Reguengos de Monsaraz.

O programa das festas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz integra ainda as tradicionais marchas populares, uma exposição de automóveis antigos, actividades desportivas e muitos espectáculos com os artistas do concelho.

As Festas de Santo António são organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz e vão decorrer entre 10 e 15 de Junho, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

O programa integra na terça-feira, dia 10 de Junho, pelas 10:15 horas, o 13º Grande Prémio de Atletismo e o 3º Correr em Família.

Estes dois eventos desportivos deverão contar com mais de meio milhar de participantes.

No mesmo dia, decorrerá também uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, às 18:00 horas, na Praça de Toiros de Reguengos de Monsaraz.

Duas horas antes, haverá um cortejo de gala pelas ruas da cidade.
A abertura oficial das festas decorre no dia 11 de Junho, pelas 19:00 horas, no Pavilhão Multiusos, com uma visita aos stands das instituições.

Será também inaugurada uma exposição com cerca de meia centena de automóveis antigos que poderá ser apreciada, diariamente, até ao dia 15 de Junho, entre as 20:00 horas e as 23:00 horas.

À noite, pelas 21:30 horas, haverá o habitual espectáculo Vozes da Terra, exclusivamente destinado à promoção dos artistas de Reguengos de Monsaraz.
As cores e a alegria das marchas populares de Santo António vão desfilar no dia 12 de Junho, a partir das 21:30 horas, no Parque de Feiras e Exposições.

Este ano participam as seguintes marchas: Marcha do Atlético Sport Clube, Marcha do Núcleo de Reguengos de Monsaraz do Sporting Clube de Portugal, Marcha da Sociedade Artística Reguenguense, Marcha do Campinho, Marcha do Grupo Columbófilo Albino Fialho e Marcha do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

A música ligeira dos Banda Lusa sobe ao palco das festas às 23:30 horas e a fechar a noite haverá um espectáculo piro-musical.
O dia de Santo António inicia-se pelas 10:00 horas com o Içar das Bandeiras, nos Paços do Concelho, seguindo-se as celebrações religiosas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz, na Praça de Santo António.

Os reguenguenses que não residem no concelho vão ser mais uma vez homenageados, pelas 18:00 horas, no Auditório Municipal.

O Encontro de Reguenguenses Ausentes terá momentos musicais e de poesia com Manuel Sérgio, destacando-se igualmente a apresentação dos dois últimos livros do poeta Gabriel Raminhos: “Quadras que ficam” e “As palavras depois dos oitenta”.
As marchas populares voltam a desfilar a partir das 21:30 horas, seguindo-se a actuação de Paulo Gonzo.

Com mais de duas décadas de carreira a solo e 400 mil discos vendidos, Paulo Gonzo sobe ao palco principal das Festas de Santo António às 23:30 horas para o terceiro concerto integrado na “Tour Paulo Gonzo 2008, que teve inicio no Rock in Rio.

O artista vai apresentar o mais recente disco, “Perfil”, constituído por alguns dos seus principais êxitos, novas versões onde se inclui “Leve Beijo Triste” num dueto com Lúcia Moniz, e um tema original: “Diz-me Tu”.

Para encerrar a noite haverá um espectáculo de pirotecnia.
O sábado inicia-se com um desfile pelas ruas da cidade, às 10:00 horas, com as participações das fanfarras dos bombeiros voluntários de Reguengos de Monsaraz, Arraiolos, Estremoz, Portel, Serpa, Vendas Novas e Viana do Alentejo.

O desporto equestre terá durante o fim-de-semana a 4ª jornada da Taça de Portugal de Ensino, que vai contar com a participação de alguns alunos do Centro Hípico Municipal de Reguengos de Monsaraz.
À noite, pelas 21:30 horas, as Vozes da Terra sobem ao palco do anfiteatro e às 23:30 horas decorrerá o espectáculo “Cuba, o Musical”.
Uma homenagem aos grandes músicos, compositores e cantores cubanos, numa antologia dos êxitos que a música cubana deu ao mundo.

Neste espectáculo será prestado tributo a Pablo Milanés, Silvio Rodriguez, Machín e Benny Moré, intercalado por acrobacias e actuações circenses.

A justa homenagem também à “Rainha da Salsa”, Celia Cruz, aos ritmos do Mambo de Pérez Prado e ao Cha Cha Chá de Enrique Jarrin, num número representativo dos bailes que fizeram vibrar o mundo, executado por bailarinos de mestria inigualável.

As Festas de Santo António vão fechar no dia 15 de Junho com as habituais Vozes da Terra, às 21:30 horas, seguindo-se o espectáculo de Ricardo Azevedo, integrado na digressão “Prefácio Tour 2008”.
Neste concerto, o músico vai interpretar canções do seu primeiro disco a solo, “Prefácio”, gravado integralmente em português, e os mais antigos sucessos da carreira com os EZ Special. O disco de estreia teve a colaboração dos músicos Nuxo Espinheira, dos Blind Zero, Sérgio Silva, da Jaguar Band, e Vitor Silva.
A produção do disco esteve a cargo de Quico Serrano, dos Plaza, e Saul Davies, dos James.

O tema “Os meus defeitos” é um dueto com Rui Veloso e “Pequeno T2” é uma das músicas mais rodadas nos últimos meses nas rádios.

Sem comentários: