sábado, 7 de junho de 2008

354.000 visitantes passaram pela Cidade do Rock


Edição de 2008 do Rock in Rio-Lisboa
encaminha 562.500 euros para o projecto social


Ao longo dos 5 dias da terceira edição do Rock in Rio-Lisboa – 30 e 31 de Maio, 1, 5 e 6 de Junho – a Cidade do Rock recebeu um total de 354 mil visitantes.

A edição de 2008 em Lisboa registou um facto inédito ao esgotar previamente dois dias: o evento abriu e encerrou as portas com capacidade máxima - 90.000 pessoas – a 30 de Maio e 6 de Junho!

No total, a organização do Rock in Rio-Lisboa 2008 e os patrocinadores sociais – BP e Controlinveste (através das marcas Diário de Notícias e Jornal de Notícias) – juntamente com a Lobosolar e a LG, permitiram encaminhar 562.500 euros para o Projecto Social do evento através da SIC Esperança, seu parceiro social desde a primeira edição.


O facto do último dia ter esgotado antecipadamente permite avançar já o valor total arrecadado para o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008.

Assim, nesta terceira edição portuguesa, foi arrecadado um total de 562.500 euros.

Destes, 273 mil euros advém da percentagem das receitas de bilheteira do evento; 200 mil euros são a verba entregue pela BP, o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias; 80 mil provêm da Lobosolar e 9.500 são disponibilizados pela LG.

O total destas verbas vai financiar o concurso “Rock in Rio Escola Solar”, mais propriamente a compra e instalação dos 400 painéis fotovoltaicos - transformando-se eles próprios em fontes de receitas que reverterão para a SIC Esperança que aplicará a verba em projectos de solidariedade ao longo de 15 a 20 anos através da venda da energia à rede pública - e o financiamento dos 3 melhores projectos - 5 mil euros para cada uma das escolas vencedoras implementar as suas soluções de cariz social e ambiental nas respectivas comunidades.

Estes projectos serão acompanhados pela SIC Esperança.


Para além da principal iniciativa, várias outras acções foram levadas a cabo antes e durante o evento de forma a alcançar o grande objectivo estabelecido pelo Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008: chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para a importância que as suas atitudes quotidianas – por mais pequenas que sejam - têm no sentido de contribuir para “Um Mundo Melhor”, através da redução das emissões de carbono.


De salientar o Plano de Redução e Compensação de Emissões de CO2, cujos resultados serão comunicados no futuro, a promoção da utilização de transportes públicos – em conjunto com o Ministério das Obras Públicas, dos Transportes e Comunicações, e o apadrinhamento de árvores por parte dos artistas que actuaram no Rock in Rio-Lisboa 2008 e que, em Outubro, vão ser plantadas no Bosque dos Artistas, na zona sul do Parque da Bela Vista.
Até à data são já 29 as árvores apadrinhadas para o Bosque dos Artistas.

A forte adesão revela a preocupação pela temática por parte de artistas como Alanis Morissette, Tokio Hotel, Skank, Joss Stone, Ivete Sangalo, Apocalyptica, Músicos da Amy Winehouse, Paulo Gonzo, , Lúcia Moniz, Sam the Kid, , Verónica Larrenne, Tito Paris, Expensive Soul, , Jorge Palma, Rui Veloso, Boss AC, Ala dos Namorados, entre outros.
O Rock in Rio-Lisboa é muito mais do que um espectáculo de música: é um evento catalisador de emoções e um mobilizador social.

Depois de três edições com enorme sucesso, o Rock in Rio-Lisboa volta ao Parque da Bela Vista em 2010.

Sem comentários: