sábado, 7 de junho de 2008

Sons dos VI Encontros Internacionais de Jazz já se ouvem em Coimbra

Sons dos VI Encontros Internacionais de Jazz já se ouvem em Coimbra

Quinta-feira, 5 de Junho foi a data marcada para o início do programa de concertos dos VI Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, organizados pelo Jazz ao Centro Clube – JACC, as honras de inauguração estiveram a cargo de ZPF Quartet.
Este concerto (integrado nas comemorações do 70º aniversário do British Council) era muito esperado pelos amantes dos sons jazzísticos e as expectativas tinham colocado a fasquia a um nível elevado. O ZPF Quartet, composto por Carlos “Zingaro” no violino, Márcio Mattos no violoncelo, Mark Sanders na bateria e Simon H. Fell no contrabaixo tocaram no septuagenário Atneu de Coimbra, no coração do centro histórico da cidade, com a sala a revelar-se exígua para a grande afluência de público que esgotou por completo todos os lugares disponíveis.
O quarteto co-liderado por Carlos “Zíngaro” e Simon H. Fell levaram o público ao rubro com a sua perícia de sons improvisados pouco convencionais que os caracteriza. Num concerto muito intimista em que nem os problemas técnicos desvirtuaram a actuação.
Ontem à noite foi pianista Júlio Resende que, depois de ter actuado no aniversário do JACC, regressou a Coimbra para actuar no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Para além da formação com os músicos portugueses Zé Pedro Coelho no saxofone tenor e o baterista João Lobo, o pianista convidou o contabaixista americano John Hebert.
Os primeiros acordes foram para o tema que dá nome ao álbum a solo de Júlio Resende, “Da Alma”. Seguiu-se “filhos da revolução”, pelo alinhamento passou ainda “um dia de férias” e uma belíssima interpretação do tema “Wise Up” do filme Magnólia que foi recebida pelo público com uma expressiva salva de palmas. Júlio Resende é um jovem pianista e uma das mais recentes revelações do panorama do jazz que prende o ouvinte pelo cristalino das suas notas e pela intensidade com que se entrega a cada uma das interpretações. Na globalidade do concerto o entrosamento dos músicos resultou numa harmonia perfeita que a ovação do público obrigou a voltar a palco para um encore.
Para esta noite a programação continua com mais um concerto marcado para o TAGV. “Aurora” é um projecto do pianista espanhol Agustí Fernández, do baterista e percussionista Ramón López e do contrabaixista inglês Barry Guy.
As “after hours” destes três dias estão a cargo de Michaël Attias Quintet: Twines of Colesion, no Salão Brazil. Estas sessões têm transmissão em directo na Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e serão posteriormente editadas na JACC Séries.

Sem comentários: