sábado, 7 de junho de 2008

Livro sobre a Póvoa a lançar na Tipografia Camões


No dia 9 de Junho, às 21h30, tem lugar o lançamento da obra de João Baptista de Lima Póvoa de Varzim: Monografia e materiais para a sua história, na Tipografia Camões, no âmbito das Comemorações do Centenário da fundação desta tipografia.
O volume, reúne, em edição fac-similada, duas obras há muito esgotadas – a Monografia da Póvoa de Varzim, de 1939, e os 9 números da revista “Póvoa de VarzimMateriais para a sua monografia histórica”, de 1953-54.
Das várias obras de João Baptista de Lima, o Município reedita num só volume dois títulos que se complementam, em co-edição com a Tipografia Camões, integrando a colecção
Na Linha do Horizonte - Biblioteca Poveira, nº 18.
No mesmo livro é publicado um estudo da autoria do Prof. Doutor João Francisco Marques "Evocação da vida e obra de João Baptista de Lima".
João Baptista de Lima, tipógrafo, fundou em 1908 a Tipografia Camões, uma das mais antigas tipografias poveiras.
Instalada na Praça Marquês de Pombal.
Com uma primeira máquina manual, ali se imprimiu o jornal “O Intransigente”.
Em 1920 a tipografia passa para a Rua da Junqueira, adquirindo-se uma impressora a pedal, de platina, com almofada móvel.
Em 1936, a Camões é transferida para a Rua José Malgueira, onde a família Baptista de Lima irá viver e trabalhar.
Em 1976 há nova mudança de instalações para a Rua Agostinho Landolt, onde funciona até aos dias de hoje.
Ainda no âmbito das Comemorações do Centenário da Tipografia Camões estará patente até 31 de Julho, na Biblioteca Municipal, uma exposição documental dedicada a António Baptista de Lima e à Tipografia Camões.

Sem comentários: