quinta-feira, 8 de maio de 2008

Recordar Maio de 68 com Claudia Cardinale



Dia 8 de Maio às 00:30h



CLAUDIA CARDINALE


Ser Claudia Cardinale é o sonho de muita gente e ao mesmo tempo um grande compromisso para uma pessoa só: a própria Claudia Cardinale.


No princípio a mais bela rapariga italiana na Tunísia depois a "namoradinha" de Itália que seguia atentamente o início da sua carreira no cinema mais tarde a "CC" para os franceses Claudia seguiu em frente no cinema desde os anos sessenta até aos nossos dias e ainda está preparada para fazer um novo filme.


Monicelli, Bolognini, Fellini, Visconti, Leone, Lelouch são apenas alguns nomes de famosos cineastas que dirigiram Claudia Cardinale considerada uma das mais misteriosas mulheres do cinema italiano.


Este documentário inclui depoimentos de nomes famosos como Marco Bellochio, Liduio Bozzini, Liliana Cavani, Jacques Perrin e a própria Claudia Cardinale.


Realização: Stefano Mordini


Nascida Claude Josephine Rose Cardinale de pais sicilianos na capital tunisina iniciou-se no cinema após ganhar um concurso de beleza em 1957.


O seu primeiro filme foi Goha em (1958) e nesse mesmo ano ela fez um pequeno papel no sucesso internacional I soliti ignoti.


No início a sua carreira foi praticamente conduzida pelo produtor Franco Cristaldi.


Nos anos 60 ela apareceu em muitos filmes italianos incluíndo: Il Gattopardo (O leopardo1963) e Rocco e i suoi fratelli (Rocco e seus irmãos1963) de Luchino Visconti, de Federico Fellini e no épico de Sergio Leone Once Upon a Time in the West (Era uma vez no oeste1968).


A sua carreira no circuito estadunidense de cinema não progrediu devido à sua falta de interesse em deixar a Europa.


Os seus filmes em Hollywood incluem Circus World (1964), The Pink Panther (1964) e The Hell With Heroes (1968).


Pode-se dizer que ela actuou em mais filmes de qualidade que os seus contemporâneos.


Algumas das suas actuações consideradas memoráveis são: em Vaghe stelle dell'Orsa de Visconti onde interpreta uma sobrevivente do Holocausto que desenvolve uma relação incestuosa com o irmão.

Em La Storia de Luigi Comencinicom a sua interpretação de uma viúva durante a segunda guerra mundial.


Além desses filmes podemos citar também La ragazza con la valigia de Valerio Zurlini e Libera de Mauro Bolognini.

Ela permanece activa no cinema europeu e os seus últimos filmes incluem Qui comincia l'avventura (1975), Fitzcarraldo (1982), La Storia (1985) e Un homme amoureux (1987).


Claudia Cardinale é uma liberal com fortes convicções políticas.

Uma mulher de esquerda preocupada com os problemas das mulheres e dos homossexuais.

Tem orgulho na sua herança árabe e envolve-se em inúmeras causas humanitárias.

Sem comentários: