quinta-feira, 8 de maio de 2008

Grande entrevista com Luiz Felipe Scolari





5ª Feira, dia 8, 21h00



GRANDE ENTREVISTA COM

LUIZ FELIPE SCOLARI


O seleccionador de Portugal até ao Euro2008, é o convidado de Judite de Sousa.

A primeira grande entrevista televisiva de Luiz Felipe Scolari na véspera da Selecção Nacional entrar em estágio para o Euro 2008.

Nascido a 9 de Novembro de 1948, em Passo Fundo (Rio Grande do Sul). Formado na Universidade de Educação Física de Porto Alegre, com especialização em futebol e voleibol,
Luiz Filipe Scolari começou a sua carreira de profissional de futebol aos 19, num pequeno clube do Brasil chamado Aymoré da cidadezinha de São Leopoldo.
Por via das suas capacidades de liderança, cedo se transformou no «capitão» de equipa.
Jogando como defesa, de estilo duro e autoritário, nunca foi um jogador tecnicamente muito dotado, mas fazia-se notar pela sua tenacidade.
Em 1973, transferiu-se para o Caxias e por lá se manteve durante seis anos.
Em 1987, no Grémio, venceu o Campeonato Gaúcho, e passou ainda pelo Novo Hamburgo e pelo Juventude de Caxias antes de por um ponto final na carreira, aos 32 anos, no CSA de Maceió.
Estreou-se como treinador no Brasil de Pelotas, levando-o à fase final do Campeonato Gaúcho em 1993.
Estava no Juventude de Caxias quando lhe acenaram com convites asiáticos: treinou o Al-Shabab, da Arábia Saudita, e o Al-Qadsia, do Kuwait, com o qual venceu a Taça do Kuwait.
Como seleccionador do Kuwait, venceu a Taça do Golfo Pérsico.
De regresso ao Brasil, no Palmeiras e no Grémio, tornou-se um triunfador: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Taça dos Libertadores, Recopa Sul Americana, Taça Mercosul.

Os títulos conduziram-no ao cargo de seleccionador brasileiro, em 2001, pegando no «escrete» numa fase difícil na qual até o apuramento para o Mundial da Coreia e do Japão parecia posto em causa.
O seu carisma impôs-se e Luiz Filipe Scolari atingiu o topo da vida de treinador de futebol: Campeão do Mundo em 2002.
Em 2003 tomou conta da Selecção Portuguesa e levou-a à final do Euro 2004.
Dois anos mais tarde, após uma excelente fase de qualificação, conduziu a Selecção Nacional ao quarto lugar do Mundial 2006, confirmando a magnífica série de resultados obtidos à frente da "equipa de todos nós".

Sem comentários: