terça-feira, 11 de novembro de 2008

Exposição sobre Mário Braga em Vila Franca de Xira


“Mário Braga– Um Escritor no Reino Circular”


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o Museu do Neo-Realismo inauguram a Exposição Bibliográfica “Mário Braga – Um Escritor no Reino Circular”, que terá lugar no próximo Sábado, dia 15 de Novembro, pelas 16.00 Horas.

Por várias razões, o escritor Mário Braga (Coimbra, 1921) é um caso singular no universo literário neo-realista.

Autor de uma obra expressa em diversos géneros, é ainda hoje sobretudo reconhecido como contista de mérito inquestionável.

Na verdade, o romance, o teatro e o ensaio são esporádicos na sua obra, tendo o conto assumido maior e decisivo protagonismo no seu exercício ficcional.

Ao longo do seu percurso literário foi apurando uma forma de escrever simples,directa e incisiva, que introduziu alguma novidade na tradição do conto rústico português.

O ruralismo da Beira Interior converte-se rapidamente no ambiente privilegiado da 1.ª fase da sua carreira, dando aos seus textos, no entanto, uma expressão de universalidade comum a outros escritores neo-realistas.

Já na fase de maturidade, não só a cidade surge mais amiúde, como dedica mais atenção à designada “análise dialéctica do eu”, sem abandonar, porém, as preocupações de carácter social.

A crónica e o texto político preenchem a sua última fase de produção literária, menos dedicada, por isso, à prática da ficção.

A Exposição, com curadoria de David Santos e António Mota Redol, estará patente até 26 de Abril de 2009.


Horários:

3.ª a 6.ª feira das 10.00 às 19.00 Horas

Sábados das 15.00 às 22.00 Horas

Domingos das 11.00 às18.00 Horas

Encerra às 2.ªs feiras e feriados.

Sem comentários: