terça-feira, 11 de novembro de 2008

Pedro Tochas volta ao Theatro Circo de Braga


«JÁ TENHO IDADE PARA TER JUÍZO»


O palco do Theatro Circo recebe a 15 de Novembro (22h00) o espectáculo “Já tenho idade para ter juízo”, de Pedro Tochas.

Qual a idade para ter juízo, o que é ter juízo ou se é bom ter juízo, são algumas das questões que servem de ponto de partida para este trabalho de Tochas, que mistura o papel de contador de histórias e a “stand-up comedy”.

Destinado a um público com idade superior a 16 anos e, principalmente, «a todos os que gostam de rir com as pequenas coisas da vida», o mais recente projecto de Pedro Tochas, vencedor do festival “Landshuts 2. Internationales StadtSpektakel” (Alemanha), recorre às pequenas narrativas, divagações, alucinações e interacções com o público para proporcionar um ambiente semelhante «a uma conversa entre amigos».

Estudante de Engenharia Química, foi pela época do Natal de 1991 que Pedro Tochas decidiu pela primeira vez testar os seus dotes manuais e imaginativos e dedicar-se ao malabarismo.

Artista de rua afirmado, não tardou muito até que Pedro Tochas tenha sentido necessidade de fazer formações na área e partiu para os Estados Unidos, onde estudou malabarismo e comédia física no Celebration Barn Theater.

Após os estudos de teatro físico na Circomedia-Academy of Circus Arts and Physical Theatre (Inglaterra), Pedro Tochas regressa a Portugal para a apresentação de espectáculos a solo de norte a sul do país e para as primeiras incursões no estilo que desenvolveu em Inglaterra – a “stand-up comedy”.

Popularizado pelas campanhas publicitárias que protagonizou para a marca “Frize”, Pedro Tochas foi responsável, ainda em contexto académico, pelo desenvolvimento de vários espectáculos, inclusive pelo galardoado “Tochas – O Palhaço Escultor”.

Orientador de “workshops” em eventos por toda a Europa, fundador do Clube de Malabarismo de Coimbra e autor de inúmeras performances, o comediante, que se destacou ainda em vários programas de “stand-up comedy” de vários canais televisivos nacionais, permaneceu em digressão, nacional e internacional, ao longo de vários anos com o espectáculo “O Palhaço Escultor” que lhe garantiu o primeiro lugar no Adelaide International Buskers Festival.

Para além da Austrália, “O Palhaço Escultor” teve honras de apresentação nas ruas do Canadá, Escócia, Irlanda, Noruega, Estados Unidos, Nova Zelândia, Singapura e Áustria.

Sem comentários: