terça-feira, 11 de novembro de 2008

" Matroshki" uma série com o apoio da Amnistia Internacional

‘Matrioshki’: série do FOX Crime tem o

apoio da Amnistia Internacional



O FOX Crime está a emitir a segunda temporada de ‘Matrioshki’, a série que denuncia, sem eufemismos, o tráfico sexual de mulheres que ocorre em vários países da Europa, onde, a cada ano, centenas de mulheres são “arrancadas” dos seus lares e forçadas a uma vida de prostituição e escravatura sexual.


‘Matrioshki’ tem apoio institucional da Amnistia Internacional, sendo emitida às quartas-feiras, às 22h15 – com repetição às quintas-feiras (17h45) e às terças-feiras (01h15).


Na sexta-feira, dia 28, às 21h30, o FOX Crime emite de seguida os três primeiros episódios desta segunda temporada; a repetição deste especial vai para o ar no dia 29, às 18h45.
A transmissão de ‘Matrioshki’ surge no seguimento da política de responsabilidade cívica da FOX International Channles (FIC), que desta forma pretende alertar e despertar consciências para temáticas tão sensíveis como o tráfico humano ou a pedofilia na internet (assunto abordado na série ‘Missão Predadores’).


Neste sentido, a partir de 23 de Novembro, o FOX Crime vai ter uma repetição adicional do episódio semanal de ‘Matrioshki’ – ao Domingo, às 23h00 –, formando em conjunto com o episódio duplo de ‘Missão: Predadores’ (entre as 21h30 e as 23h00) um bloco de programação de apelo à consciência social.
Recorde-se que no passado dia 18 de Outubro se assinalou o Dia Internacional Contra o Tráfico e Exploração Humana e que o dia 25 de Novembro está instituído como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência sobre a Mulher.
Gravada entre a Tailândia, Bulgária, Ucrânia, Roménia e a Bélgica, a série ‘Matrioshki’ conta com aproximadamente 140 actores de 14 nacionalidades diferentes.


Um grupo de criminosos de origem belga viaja até à Lituânia para recrutar jovens mulheres provenientes da Europa de Leste, que enganam, prometendo-lhes uma lucrativa carreira como bailarinas na Bélgica, Holanda e Alemanha.



Mas, depois de um curso de treino no Chipre, algumas das raparigas terminam em bares de striptease e em bordéis, enquanto outras são vendidas no mercado de tráfico de mulheres.


A Bélgica parece ser o país perfeito para este tipo de negócio de tráfico humano, uma vez que a polícia é facilmente corrompível.


Mas as coisas complicaram-se quando um grupo de raparigas tentou rebelar-se.
No primeiro episódio de ‘Matrioshki’, Ray van Mechelen (Peter Van den Begin) e Mark Camps (Mark Van Eeghem), dois traficantes de mulheres, realizam uma audição na capital da Lituânia.


Através de um “captador” local, os dois mafiosos pretendem convencer um grupo de jovens bailarinas a aceitar um trabalho em discotecas da Bélgica, Holanda e Alemanha.
A segunda temporada mostra-nos como os traficantes Ray Van Mechelen e Eddy Stoefs (Luk Wyns) são libertados da prisão após três anos (do final da primeira temporada) e descobrem que o seu antigo sócio do crime, Jan Verplancke (Axel Daeseleire), fugiu com todo o dinheiro que tinham para Pattaya, na Tailândia.


Os criminosos não perdem tempo em voar até à Tailândia para reclamar o que é deles, mas Jan Verplancke oferece-lhes quatro raparigas tailandesas em vez do dinheiro.
O tráfico de mulheres continua um bom negócio: o “produto” é abundante e barato, os riscos são baixos e o lucro extremamente alto.


Mas algumas coisas mudaram nos últimos três anos: há novos jogadores no mercado e os gangs rudes de Este reclamam a sua parte do bolo.


À medida que o preço das raparigas desce, os traficantes belgas viajam até à Moldávia, Bulgária e Roménia, onde compram o mais barato possível.
Entretanto, a produção de ‘Matrioshki’ viaja com Thip (Tharinee Songkiathanna) e Pat (Chalita Chaisaeng), duas raparigas adolescentes vendidas pela própria mãe a traficantes ingleses, desde a sua empobrecida vila até ao “red light district” de Pattaya, e mais tarde até à Bélgica.


Aí elas conhecem outras raparigas recrutadas para a vida de prostituição, provenientes de todos os cantos da Europa de Leste e Central. Todas elas têm uma coisa em comum: fazem-nos pelas suas famílias.
‘Matrioshki’ tem como criadores e produtores executivos a dupla Guy Goossens e Marc Punt.


A produção ficou a cargo da Independent Productions em associação com a Vlaamse Media Maatschappij.
O 2.º episódio da série factual Matrioshki vai para o ar amanhã, quarta-feira, dia 12, às 22h15, no FOX Crime.

Sem comentários: