terça-feira, 11 de novembro de 2008

" Grande Livro dos Chefs" já está nas lojas


Grande Livro dos Chefs lançado entre os seus pares


A sessão de lançamento de "O Grande Livro dos Chefs" foi uma reunião de diferentes "deuses da cozinha", cuja personalidade e especificidade esta obra de Fátima Moura pretende dar a conhecer.

Editado pela Quimera e com fotografia de Nuno Correia, o livro foi apresentado por Bento dos Santos no restaurante do El Corte Inglés no dia 6 de Novembro.
Segundo Fátima Moura, coordenadora da obra, «não se trata de um livro de culinária, mas de um livro de pessoas, um livro de Chefs. Os 14 Chefs que consegui reunir são representativos da melhor cozinha de autor que actualmente se pratica em Portugal.»

Em representação destes Chefs, Fausto Airoldi atestou também a classificação do livro de Fátima Moura como «um livro de pessoas e não de culinária».
Bento dos Santos sublinhou a «riqueza gastronómica e culinária da obra» e ainda o respeito e a importância que estes nchefes atribuem ao produto em culinária.
Este respeito percorre todo o livro e os profissionais que nele participam competem com o melhor que se faz lá fora

De acordo com o autor e apresentador do programa “O Sentido do Gosto” da RTP, «o livro de Fátima Moura dá a conhecer as particularidades de cada um, a verdadeira "alma" do Chef».
As deliciosas imagens que ilustram as 42 receitas deste livro, bem como as fotografias dos respectivos autores são da responsabilidade Nuno Correia, que foi peremptório ao afirmar que «não se podem fazer boas fotos sem bons pratos».

O fotógrafo considera a obra resultado do «trabalho de uma excelente equipa», composta por Fátima Moura, pelo próprio e pelo editor, José Alfaro, que os acompanhou em muitas das incursões a diversos pontos do país, para reuniões e entrevistas com 14 Chefs que são, afinal, a razão de ser deste projecto.

Um projecto que, para Fátima Moura «convida a mergulhar no melhor da vida, nas nossas memórias culinárias de infância, as melhores e as piores, nas nossas experiências, a arriscar e a criar. Desta forma, depois de lermos o livro, cada um de nós poderá tornar-se no 15º Chef».

Créditos J.Figueiredo

Sem comentários: