terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sete séculos na Vida dos Poveiros um livro de Óscar Fangueiro


Sete séculos na vida dos poveiros é o título do próximo número da Colecção Na Linha do Horizonte - Biblioteca Poveira, da autoria de Óscar Fangueiro e será apresentado pelo Professor Doutor João Francisco Marques a 15 de Novembro, às 17h00, no Diana Bar.


Sobre a obra, que cobre os períodos compreendidos entre o século XIV até ao início do século XX, o autor considera que responde ao interesse da população da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, em conhecer a história da primeira localidade, e a vida e origens de parte importante das famílias de ambas, na sua maioria ligadas à actividade piscatória.
A obra trata em concreto, de história, da emigração Galega recebida, dos naufrágios dos pescadores, dos seus “usos, costumes e tradições”, das profissões e, principalmente da evolução da antroponímia poveira, que já aparece espalhada pelo país e pelo mundo.
De 1976 a 2007, Óscar Fangueiro fez estudo e investigação no campo da Cultura, nas áreas: da História (de localidades do litoral norte, da Banca, do Dinheiro, do Papel-Moeda e da Medalhística), da Genealogia, da Antroponímia (do litoral norte), da Etnografia e da Pesca, da Arqueologia Naval e da Galiza).
Tem feito intercâmbio cultural com outros investigadores na Galiza e em Portugal em algumas das referidas áreas.
Durante este período resultou a publicação de 19 trabalhos, bem como artigos em três jornais, desde a Galiza ao Rio Douro.
Foi membro do Instituto Português de Heráldica, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e do Grupo de Arqueologia Naval do Noroeste.
Tem também interesse pela Natureza e pela Ecologia e participa em Colóquios, Seminários e Congressos Nacionais e Internacionais.
O lançamento de Sete séculos na vida dos poveiros inclui-se no programa de comemorações do Dia Nacional do Mar (16 de Novembro) promovido pela Biblioteca Municipal, que se enquadra numa celebração de âmbito nacional, estatuída por Resolução do Conselho de Ministros e tem na Sociedade de Geografia de Lisboa o principal promotor da efeméride, procurando, cada ano, mobilizar os municípios portugueses para diversas iniciativas evocativas.

Sem comentários: