quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Projecto inovador em Portugal


Ópera em directo na Internet


No âmbito do festival cénico Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo), o Teatro Nacional de São Carlos, em colaboração com a RTP, apresenta a transmissão online e em directo da ópera Siegfried de Richard Wagner, no dia 12 de Outubro, (às 16h00) através dos sites: www.saocarlos.pt e www.rtp.pt


Pioneira no panorama lírico em Portugal, esta iniciativa surge enquadrada no objectivo estratégico do São Carlos no sentido de atingir novos segmentos de público na divulgação da sua programação, de uma forma dinâmica, actual e inovadora.
Encenado por Graham Vick para o São Carlos, Siegfried, a terceira parte da nova produção do Anel do Nibelungo, estará acessível à distância de um clique podendo esta ópera ser apreciada por qualquer um, gratuitamente.
Numa tentativa de levar esta magnifica produção, já reconhecida como “O Anel de Lisboa”, além fronteiras, a web surge como sendo um órgão de comunicação a privilegiar pelo São Carlos em relação aos seus futuros projectos.
“Trata-se, no âmbito da música erudita, de uma experiência inédita em Portugal.

No início do ano, havíamos transmitido, uma ópera em directo para 14 cine-teatros espalhados pelo País, e agora, com esta iniciativa, procuramos ir mais além, disponibilizando a ópera de Wagner para o espaço global.

O São Carlos deste modo, coloca-se na linha da frente, com o que de mais inovador se faz nos principais Teatro Líricos do mundo”, revela Pedro Moreira, gestor do Teatro Nacional de São Carlos.
Sendo um projecto de coordenação entre a RTP e o São Carlos, a edição de imagens captadas por multicâmaras será feita em simultâneo com o decorrer da récita.
Com acesso simplificado e destacado no site do São Carlos e da estação pública de televisão, a transmissão em directo da ópera Siegfried será acompanhada de conteúdos online para uma melhor compreensão da mesma.
A “Ópera ao Largo”, nos dias 9 e 12 de Outubro, é outra iniciativa da responsabilidade do São Carlos, com sucesso já comprovado em edições anteriores, e que se baseia na colocação de um ecrã gigante no Largo São Carlos.
Em casa, através da Internet, no Largo ou no Teatro Nacional de São Carlos, várias são as hipóteses de acompanhar a terceira das quatro óperas do monumental ciclo O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner.


No dia 3 de Outubro, a Antena 2 transmitiu em directo a récita de Siegfried para os seus ouvintes o que torna a divulgação desta ópera num projecto multimeios impar.


A ópera - Siegfried
O Anel do Nibelungo, famosa tetralogia épica, gira em torno das lendas mitológicas teutónicas. Depois de Das Rheingold (O Ouro do Reno) em 2006 e de Die Walküre (A Valquíria) em 2007 é a vez Siegfried. A história narra o heroísmo do filho da paixão proibida entre Sigmund e Siegling, Siegfried, na luta contra o dragão Fafner, guardião do anel do ouro do Reno, e da sua paixão por Brunilde, filha do rei Wotan.
Com a assinatura do encenador Graham Vick, a equipa criativa conta com a direcção musical de Marko Letonja, cenografia e figurinos de Timothy O’Brien e desenho de Luz de Giuseppe Di Lorio.
As récitas desta nova produção, que conta mais uma vez com uma remodelação completa do palco principal do São Carlos para o espaço da plateia em forma de arena, terão lugar nos dias 3, 6, 9 e 15 de Outubro às 18:30h e dias 12 e 18 de Outubro às 16:00h.

Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo)
SIEGFRIED, de Richard Wagner
Libreto de Richard Wagner
Dias e horários: 3, 6, 9, 15 de Outubro às 18:30h
12 e 18 de Outubro às 16:00h
Direcção Musical: Marko Letonja
Encenação: Graham Vick
Cenografia e figurinos: Timothy O’Brien
Desenho de Luz: Giuseppe Di Lorio
Intérpretes: Stefan Vinke (Siegfried), Colin Judson (Mime), Samuel Youn (O Viajante), Johann Werner Prein (Alberich), Dieter Schweikart (Fafner), Gabriele May (Erda), Susan Bullock e Kirsi Tiihonen [15 de Outubro] (Brunnhilde) e Chelsey Schill (Pássaro da Floresta)
Com Orquestra Sinfónica Portuguesa


WEB ÓPERA
Transmissão de Siegfried através da Internet, em directo.
Dias e Horários: 12 de Outubro às 16:00h
Entre os dias 9 e 12 será transmitido o documentário RTP – Making off do Ouro do Reno

Sem comentários: