quinta-feira, 9 de outubro de 2008

" A Arte Efémera e a Conservação " em discussão no Museu do Oriente


“A arte efémera e a conservação”
em discussão no Museu


O paradigma da arte contemporânea e dos bens etnográficos é o tema de um encontro promovido pela Fundação Oriente, nos dias 6 e 7 de Novembro, no Auditório do Museu do Oriente, que conta com a participação de reputados especialistas na área, como Jacques Pimpaneau, Jean François Chougnet e Joaquim Pais de Brito.

As inscrições estão abertas até dia 29 de Outubro.
O encontro, organizado em colaboração com o Instituto dos Museus e da Conservação, o Museu Colecção Berardo e a Universidade Nova de Lisboa, tem por objectivo reflectir e debater os valores que raramente se equilibram na tarefa da preservação, de que são exemplo os valores materiais versus os valores conceptuais, rituais ou estéticos, bem como as questões da originalidade e autenticidade em relação ao valor histórico e cultural, a intenção do criador, a intangibilidade e a função social.
Haverá, ainda, espaço para pensar nos processos alternativos de conservação e no perfil dos profissionais, empenhados numa salvaguarda, que ultrapassam o domínio da materialidade, incluem novos meios, implicam criatividade e uma especial atenção, não apenas aos objectos, mas também às comunidades e contextos envolvidos.
Na arte contemporânea, a esperança de vida da obra de arte encurta-se radicalmente a partir do início do século XX, com a utilização de materiais de todos os tipos.
Os artistas são seduzidos pelas suas capacidades expressivas e potencialidades comunicativas e já não pela garantia de durabilidade da peça.
Os bens etnográficos, com funções rituais ou simbólicas, colocam o problema desde o início das primeiras colecções.
Contudo, em ambos os casos, a fragilidade das obras, ou mesmo a sua pretendida efemeridade, conflituam com a actual vontade de tudo preservar, característica dos tempos em que vivemos. Os problemas práticos e éticos que daí resultam para o museólogo, o conservador-restaurador ou o historiador de arte, constituem um enorme manancial de reflexão.

“A arte efémera e a conservação”
O paradigma da arte contemporânea e dos bens etnográficos
6 e 7 de Novembro
10h00 – 18h00
Auditório
Preço: € 60,00 (desconto de 50 por cento para estudantes)
Organização: Fundação Oriente, Instituto dos Museus e da Conservação, Museu Colecção Berardo e Universidade Nova de Lisboa
Tel. 218 508 110 ::


Tlm. 961 334 957 :: 965 232 496
E-mail:
margaridapereira@lpmcom.pt ::
isabelcarrico@lpmcom.pt

Inscrições terminam a 29 de Outubro

Sem comentários: