quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Noa, a cantora de Israel, vai actuar em Braga


Cantora israelita chega agora a Braga e

traz “Genes and Jeans”


“Genes and Jeans” é o mais recente projecto que a cantora israelita Achinoam Nini, internacionalmente conhecida como Noa, apresenta em Braga a 11 de Outubro (21h30), num concerto único no norte do país que encerra a sua primeira digressão em Portugal.

Definido pela própria como «uma viagem às raízes», “Genes and Jeans” consubstancia-se num conjunto de 17 temas interpretados em hebraico, iemenita e inglês, reflectindo, desta forma as várias influências culturais que marcaram a vida e percurso artístico da cantora.

«Senti necessidade de ir buscá-las, mas interpretá-las à minha maneira, reflectindo o tempo que vivi em Nova Iorque, o que tem sido a minha vida, sem lhes retirar porém a autenticidade», explica Noa, destacando a beleza do cantar iemenita.

Desta motivação e do desejo de fazer renascer as canções que durante a infância ouvia da avó, resultaram temas tão diversos como “In Your Eyes”, “Ani Tzameh”, “The Balancing Act” ou “Dala Dala”, elementos do que Noa descreve como «uma viagem com coisas alegres, outras melancólicas e outras mais mexidas».

Para além de Gil Dor, guitarrista e compositor que acompanha a cantora num percurso de quase duas décadas, Noa apresenta-se no Theatro Circo com uma formação constituída pelos músicos Jean Paul Zimbris (bateria), Gad Seri (percussão), Anat Firestone (baixo) e Gil Zohar (teclas).

Natural de Telavive, Noa viveu em Nova Iorque entre os 2 e os 17 anos, altura em que voltou sozinha para Israel.

Depois de cumprir dois anos de serviço militar obrigatório no exército israelita, Noa estudou música na “Rimon School”, local onde conheceu o seu companheiro artístico Gil Dor.

Como principais influências musicais a cantora aponta Paul Simon, Joni Mitchell e Leonard Cohen, sensibilidades que combina com as suas raízes iemenitas e as sonoridades jazz, clássicas e rock de Gil Dor, dando origem a um estilo único que se manifesta nas centenas de canções que já compuseram e interpretaram juntos.

Ao longo de 15 anos de carreira, Noa e Gil escreveram e produziram três álbuns de inspiração israelita, designadamente “Achinoam Nini and Gil Dor Live” (1991), “Achinoam Nini and Gil Dor” (1993) e “Achinoam Nini” (1997).

De carácter mais internacional, a dupla editou ainda “Noa” (1994), “Calling” (1996), “Blue Touches Blue” (2000) e “Now” (2002).

Com um percurso musical pontuado por inúmeros momentos de destaque – interpretação e autoria do tema principal do filme “A Vida é Bela”, de Roberto Benigni, actuações na Casa Branca e duetos com nomes como Sting ou Stevie Wonder, entre muitos outros – Noa afirmou-se internacionalmente como activa defensora da paz.

Neste contexto colaborou com vários artistas árabes e palestinianos em concertos por todo o mundo, expressando, desta forma, a convicção que deposita no poder da comunicação e do diálogo como meio promotor da paz e da compreensão.

As várias acções desenvolvidas em defesa da paz valeram-lhe, entre outras distinções, a nomeação, em 2003, como “embaixadora da boa vontade” pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations).

A par das performances que a levaram a palcos como “Carnegie Hall” (Nova Iorque), “Olympia” (Paris) ou “The Barbican” (Londres), Noa efectuou várias passagens pelo Vaticano.

Nestas incluem-se as participações em dois concertos de Natal, ao lado de nomes como Lionel Richie, The Corrs ou Deedee Bridgewater, distinguindo-se ainda em 1994 nas cerimónias de evocação do “Ano da Família” com uma versão de “Ave Maria”, interpretada para uma audiência de 100 mil pessoas e para o Papa João Paulo II.

Sem comentários: