quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Novo livro de Beatriz Pacheco Pereira é apresentado sábado, no Porto




publicação do novo livro de
Beatriz Pacheco Pereira


Trata-se do Romance "Bianca e o Dragão", edição Calendário, que será apresentado pelas 17.30 de Sábado, dia 11 de Outubro, 2008 no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto.


Apresentação do realizador José Fonseca e Costa.

Com pinturas de Agostinho Santos. O Porto como cenário, uma Estátua na marginal do rio Douro, Anjos que visitam a cidade, um Dragão que violenta e destroi, uma Casa na Rua da Restauração, uma Mulher, um Homem. As forças contraditórias da nossa Humanidade. A Vida, a Morte. E Deus que vigia e se diverte.Uma história tirada do Fantástico e da Imaginação. (texto da contracapa)




Situando a história nas ruas do Porto, BPP assume mais uma vez o seu papel de crítica mistificadora ao dar um cunho mágico e misterioso a um texto entremeado de reflexões de ordem social, política e moral sobre a história recente da cidade e do país.

Inserindo-se no que se poderia chamar de romance do fantástico, o romance põe Deus, mais uma vez e tal como no primeiro romance da autora, Tratado dosAnjos, a observar a humanidade como um irónico e poderoso ser que procura libertar-se do tédio com a inventiva humana.
No seu estilo sintético e preciso, a autora sugere imagens fortes, como sede um filme se tratasse e onde a imaginação delirante se aproxima de locais bem conhecidos da cidade cuja beleza vai contrastar com a crueldade do acontecimentos.

O romance de Beatriz Pacheco Pereira, Bianca e o Dragão, conta a história de uma mulher cujo destino é singular.

Herdeira, por mão misteriosa, de uma casa junto ao Rio Douro, Bianca está presa à vida por um conjunto de afectos, esperando ainda que chegue o homem que será o seu companheiro.

Desconhece, contudo, que vai enfrentar a força mais maléfica que jamais chegou ao Porto. Entretanto, uma estátua de um dragão assusta quem a vê e é metida nas caves do Museu Soares do Reis.

História de uma cidade que vai ser abalada por uma luta colossal entre um anjo e um dragão.

Com capa dura e 17 pinturas de Agostinho Santos, Bianca e o Dragão de Beatriz Pacheco Pereira , é editado pela Editora Calendário e tem 144 págs.

Pelas 16h, inauguração de exposição de Agostinho Santos, a anteceder aapresentação do novo romance de Beatriz Pacheco Pereira.

A AUTORA

Beatriz Pacheco Pereira nasceu no Porto a 26 de Junho de 1951.

Licenciada em Filologia Germânica.Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto,onde concluiu a Licenciatura.

Foi Bolseira do British Council em 1971 e é Bacharel em English Studies pela Universidade de Cambridge (1986).

Escreveu as primeiras linhas sobre cinema criança ainda. Em 1981, fundou, com Mário Dorminsky e José Manuel Pereira, o Fantasporto -Festival Internacional de Cinema do Porto, actualmente um dos mais conceituados no mundo e o maior festival de cinema em Portugal.

Em 1982, no jornal O Primeiro de Janeiro, foi a primeira mulher a ter uma coluna de crítica de cinema num jornal diário em Portugal.

Mais tarde,alargou a sua colaboração a outros jornais, revistas e televisão, como especialista em cinema e comentadora dentro das áreas da Educação e Política Cultural.

Depois de vários livros sobre cinema, iniciou-se na ficção literária em 2003 com um conjunto de contos, As Fabulosas Histórias Dela.

Seguiu-se o romance Tratado dos Anjos, um livro de crónicas, Do Porto e do Olhar e outro sobre as mulheres de carreira, de título O Porto e as Suas Mulheres.

Em 2007, publicou novo volume de contos, O Amor Absurdo e outras Histórias Improváveis.
Bianca e o Dragão é o seu segundo romance que tem,tal com a sua restante produção literária, a cidade do Porto como cenário.

Sem comentários: