quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Máscara no Teatro Oriental


A importância da Máscara no teatro oriental


“O Teatro e a Máscara” é o tema da oficina que o Museu do Oriente sugere, para entreter crianças entre os 6 e os 12 anos, na manhã de sábado, 11 de Outubro, entre as 10h00 e as 12h30, no Salão Macau.
Em colaboração com a Companhia de Teatro Panda-Pá, neste ateliê é explicada a importância da Máscara no teatro oriental, através de um espectáculo que utiliza máscaras criadas à semelhança das do Wayang Topeng, teatro tradicional de Bali, na Indonésia.
Na Ásia, apesar das máscaras estarem, muitas vezes, associadas a rituais religiosos, são, também, adoptadas por diferentes tipos de teatro.
Estas máscaras, feitas com materiais muito diversificados como a madeira, o papier mâché, o tecido ou o metal, chegam a cobrir toda a cara, enquanto outras são espalmadas ou em forma de máscara-capacete.
A sua função é a de dar uma imagem, quer de seres divinos ou demoníacos, que intervêm nos rituais e nas peças, quer de animais ou tipos sociais, muitas vezes para acentuar os traços no limite da caricatura.
As máscaras são utilizadas em cerimónias religiosas, sobretudo em rituais de exorcismo, e nos teatros cujas representações deixaram de ter carácter religioso.

O mais importante é a sua qualidade estética, capaz de atrair o olhar mesmo daqueles que nada conhecem das culturas orientais.

“O Teatro e a Máscara”
11 de Outubro – Sábado
10h00 – 12h30

Sem comentários: