domingo, 29 de junho de 2008

Figueira da Foz é o ultimo destino o "Expresso das Nações"



Após o almoço o grupo participante no "Expresso das Nações", fez da Universidade ao Largo da Portagem (centro), seguindo posteriormente para a Figueira da Foz.

Com a ajuda de um mapa os jovens fizeram, mais uma, caminhada e aproveitaram para ver um pouco da cidade.

Já no Largo da Portagem, foram presenteados por uma tuna, embora incompleta, que se encontrava no mesmo local. Os estudantes quiseram saber mais sobre o "Expresso das Nações" e os jovens, em conjunto com os monitores, explicaram o melhor que puderam.

Pouco passava das 16.30h, quando os autocarros saíram em direcção à Figueira da Foz, local onde irá terminar a viagem por terra. Relembro que tudo começou na terça feira, em Lisboa, com uma viagem de comboio. Nas cidades visitadas andaram a pé. Na sexta feira, após a chegada ao Porto, mudamos de meio de transporte, passando do comboio para o metro. As caminhadas pedestres continuaram. No sábado o autocarro foi o meio de transporte utilizado. Hoje será o barco. À excepção do avião e do eléctrico, foram utilizados todos os meios de transporte, sem nunca esquecer as caminhadas pedestres.

Na Figueira da Foz fomos recebidos pelos grupo de Escuteiros locais (AEP e CNE), a acompanhar estava o vereador do pelouro da juventude que deu as boas vindas e desejou uma boa estadia. Para "quebrar o gelo", como afirmava o chefe do Corpo Nacional de Escutas Marítimos, tinham preparado um pequeno jogo e uma música.

A hora do jantar estava próxima, mas antes era altura de refrescar, por isso o grupo fez, mais uma, caminhada até ao pavilhão da Escola Secundária Joaquim de Carvalho. O jantar, que ocorreu pelas 20.30h, foi servido na cantina da escola. Tratou-se de um catering providenciado pelos AEP da Figueira da Foz.

Para terminar o dia, os mesmo prepararam uma festa de despedida, num espaço cedido pela autarquia, onde o vereador voltou a estar presente proferindo algumas palavras referentes à cidade e à forma como a autarquia lida com os jovens. O grupo tinha preparada a faixa para entregar ao vereador. O vereador agradeceu e disse, entre outras coisas, "Esta coisa vai ficar na sede dos Escuteiros, pois ninguém melhor que eles para a guardarem". Alguns dos jovens não acharam muita piada ao termo que o vereador utilizou quando se referiu à faixa e protestaram. Mas a equipa de coordenação mandou-os, imediatamente, calar, para que o vereador não ouvisse. Depois das palavras do vereador a festa continuou. Cada equipa preparou uma pequena apresentação para mostrar aos colegas. Depois veio a dança com o DJ Gonçalo, animador de karaoke. Na carrinha do mesmo pode ler-se "animação para todos os ventos, casamentos, baptizados, despedidas de solteiro, festas de empresas, aniversários e divórcios". Ao questiona-lo sobre a sua promoção, Gonçalo respondeu "sou um animador para qualquer festa. Na minha outra carrinha já tenho escrito, também, para funerais.

O "Expresso das Nações" embarca pelas 5h em direcção a Lisboa, ode atracará pelas 21.30h na Doca de Alcântara. À sua espera estará, para além dos pais dos participantes, a Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, assim como a Alta Comissária.

Sem comentários: