terça-feira, 24 de junho de 2008

Expresso das Nações já rola nos carris


Pouco passava das 11h, quando o comboio, "Expresso das Nações", saiu da linha 6 da Gare do Oriente, em Lisboa, com 120 jovens entre os 14 e os 17 anos, de 17 nacionalidades (Angola, Bielorrussia, Brasil, Cabo Verde, Dinamarca, Estados Unidos da América, Guiné-Bissau, Hungria, Luxemburgo, Moçambique, Moldávia, Portugal, Rino Unido, Russia, Senegal, Ucrânia e Venezuela), para visitar algumas cidades portuguesas, de comboio e veleiro.
Na despedida estiveram o presidente da CP, a Alta Comissária para a Imigração e Minorias Éticas, a vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.
A cada participante foi entregue um "diário de bordo", com todas as informações sobre o projecto, assim como informaçãoes sobre os locais onde o "Expresso das Nações" passará.
Durante a viagem, os jovens participaram em inúmeras actividades lúdicas, visitas turisticas, debates, jogos e animação.
A primeira paragem foi na Vila de Óbidos onde, excepcionalmente, parou o comboio, uma vez que a estação se encontra desactivada. Na estação estava um elemento da autarquia, Silivia Saramago, que deu as boas vindas a todos os passageiros deste comboio especial.
Duarante a viagem até Óbidos, os grupos foram incentivados a escolherem um nome e um "grito de guerra". Explicava, um dos 30 monitores, que o "Expresso das Nações" é um Arquipelago e cada grupo é um Ilha, por sua vez é necessário atribuir nome a cada uma das cinco ilhas.
Após a saida na estaçãoos jovens, monitores e jornalistas fizeram uma caminhada a pé, com cerca de 30m, até ao Largo Jogo da Bola, no castelo, onde foi servido o almoço.
Após o almoço o vereador Humberto, em representação do presidente, recebeu o grupo no auditório municipal, em conjunto com outros elementos da autarquia.
Seguidamente foram divididos em grupos de 6 para realizarem a primeira actividade do dia, o Peddy Paper. Na explicação da actividade esteve Nuno, elemento da Óbidos Patrimonium, que realçou a importância da actividade para ficarem a conhecer, um pouco melhor, a vila.
Seguidamente é hora de recuperar energias com um lanche e um banho fresco.
A saída para a cidade de Caldas da Rainha, onde irão jantar e pernoitar, está marcada para próximo das 20h.

Sem comentários: