sexta-feira, 27 de junho de 2008

Agenda preenchida no "Expresso das Nações"


No penúltimo dia da viagem do "Expresso das Nações", as cidades do Porto e Matosinhos preenchem, por completo, não dando lugar a descanso aos participantes.

Pouco passava das 7h, quando o comboio do "Expresso das Nações" entrou na estação de Campanhã. menos de uma hora depois já todos tínhamos embarcado em direcção a S. Bento, onde os músicos percursores do QPI nos aguardavam para nos presentear com mais uma actuação, tal como aconteceu na Gare do Oriente por ocasião da partida.
Todos os passageiros da CP, que estavam ou passavam pela estação de S. Bento, ouviram com agrado a, curta, interpretação dos músicos.

Seguidamente subimos até à casa Museu Guerra Junqueiro, localizada na Sé, onde se realizou, pelas 10h, um Peddy Paper com perguntas alusivas às ruas e monumentos das imediações. Uma das perguntas que constava era "Porque se dá o nome a esta rua de Rua Escura?", as opções de resposta eram "Porque os prédios são altos e não deixam passar o Sol", Porque existem muitos gatos pretos", "Porque existem muitas viúvas". A resposta correcta era a primeira.

Após um, curtíssimo, descanso descemos à Ribeira onde apanhamos o Funicular até próximo dos Paços do Concelho, onde fomos recebidos, no hall, pelo vereador da Juventude. O grupo ofereceu a faixa alusiva à cidade e o vereador retribuiu com um galhardete e um livro sobre o Porto.
Foi-nos, também, possível subir a escadaria central que nos levou à, famosa, varanda da câmara para apreciarmos a vista da Av. dos Aliados e um pouco da Praça da Batalha.

O grupo já apresenta um cansaço forte, mas isso não impede que se pare as visitas. para "carregar baterias" deslocamo-nos até Salgueiros, onde fomos almoçar na Escola EB Augusto Lessa.

A tarde continua em Matosinhos, com uma visita à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, à Câmara e ao jardim.

A parte mais aguardada do dia, para os participantes é a ida até à praia, situação que irá acontecer agora com uma caminhada de cerca de meia hora.
Na praia está previsto acontecer actividades desportivas, como por exemplo volei.

Sem comentários: