quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Norte chega ao Oriente através da Música


Sonoridades nórdicas no Oriente


O Museu do Oriente apresenta o projecto finlandês Kluster, composto pelo acordeonista Kimmo Pohjonen e o percussionista Juuso Hannukainen, num concerto a não perder, no dia 1 de Novembro, às 21h30.


Kimmo Pohjonen Kluster, criado em 2001 pelo músico finlandês e pelo mestre do sampling Samuli Kosminen, transporta a música do acordeão para um novo e inexplorado território, criando uma espiral de música multidimensional.


Todos os samplers reproduzidos em palco resultam do acordeão e da voz de Pohjonen, com a missão de elevar as capacidades, o som, o alcance, a execução e a experiência do acordeão a níveis nunca antes atingidos, vistos ou ouvidos.


O acordeão, a voz, os efeitos, o som surround, e o jogo de luzes, combinam-se e resultam num espectáculo único e fascinante.


Kimmo Pohjonen é um dos mais respeitados e requisitados músicos da Finlândia tendo adquirido, ao longo de três décadas, experiência no rock e folk, no teatro, na dança, e em agrupamentos de música clássica, de improviso e avant-garde.


Juuso Hannukainen, conhecido do grande público por integrar o projecto Don Johnson Big Band, é um dos mais conceituados músicos finlandeses da actualidade por atingir novas sonoridades e uma dimensão única no mundo da percussão, fruto de um percurso em que foi experimentando com efeitos electrónicos, samplers e instrumentos acústicos.


Kluster, no Museu do Oriente, promete conquistar o público através de uma viagem pelo país dos mil lagos.

Sem comentários: