sexta-feira, 18 de julho de 2008

João Garcia ganhou mais oito mil e muitos metros!!!


JOÃO GARCIA CONQUISTA BROAD PEAK

O alpinista português João Garcia conquistou ontem o topo da montanha Broad Peak, a décima segunda montanha mais alta do Mundo, situada na região de Karakoram, nos Himalaias, com 8.047 metros.
No ataque final ao topo do Broad Peak, João Garcia partiu do Campo 3, a 7.050 metros, tendo demorado quinze horas para subir os 997 metros que o separavam do cume.
A descida até ao Campo 3 demorou oito horas.
A escalada foi realizada, como sempre, sem recurso a oxigénio artificial, dois meses depois de ter alcançado o topo do monte Makalu.
Durante o dia de hoje João Garcia irá descer para o Campo 2 e finalmente para o Acampamento Base.
Com esta ascensão relâmpago, João Garcia acaba de conquistar a 11ª montanha com mais de 8.000 metros.
No âmbito do projecto “À conquista dos picos do Mundo”, que decorrerá até 2010, só faltam escalar 3 montanhas - Manaslu, Nanga Parbat e Annapurna.
Quando atingir este objectivo, o nome de João Garcia ficará inscrito no clube restrito de alpinistas que já o conseguiram escalar as 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude.
Ao apoiar este conjunto de expedições de alpinismo, o Millennium bcp dá continuidade à sua aposta em projectos inovadores e de dimensão internacional, que possibilitem uma maior exposição e protagonismo de Portugal em todo o Mundo.

Sem comentários: