sexta-feira, 18 de julho de 2008

Jardim dos Sons no Goethe Institut




Preparem-se para viajar pelo mundo dos sons!


A convite do Goethe-Institut a Editora 101 Noites irá apresentar o audiolivro Querida Mãe no próximo dia 21 de Julho, pelas 19h.


No jardim do Goethe-Institut, depois de escutar um excerto deste audiolivro, o público poderá assistir a um debate moderado pela editora Sandra Silva no qual irão participar a o actor Filipe Vargas e o músico Alexandre Cortez.


Também será possível ouvir o audiolivro Querida Mãe - Cartas de Escritores às Mães na íntegra através de auscultadores instalados nas chaise-longues do Jardim dos Sons.


O objectivo da iniciativa Jardim dos Sons, que decorrerá entre 14 e 23 de Julho, é focar os diferentes aspectos artísticos do mundo do ouvir: desde a peça radiofónica, aos audiolivros passando pela rádioarte, porque o ESCUTAR está em pleno Renascimento!

Mãe – uma antologia literária (Livro) + Querida Mãe (Audiolivro) Querida Mãe reúne cartas de Lord Byron, Edgar Allan Poe, Gogol, Baudelaire, Flaubert, Dostoievski, Tolstoi, Rimbaud, Oscar Wilde, Proust e Fernando Pessoa às suas mães.

Estes escritores revelam nesta correspondência as suas angústias e as suas conquistas, disputas e reconciliações, desgostos e alegrias e, acima de tudo, o seu profundo amor filial.

Na sua maioria inéditas em português, estas páginas íntimas constituem, graças às biografias que as acompanham, um documento valioso para o conhecimento da vida e obra de alguns dos maiores vultos da literatura mundial. Uma homenagem a todas as mães do mundo.
O livro Mãe – uma antologia literária reúne textos de grandes vultos da literatura nacional e internacional.

Uma viagem não só pela escrita de diferentes autores, estilos e épocas, como pela diversidade dos significados que a maternidade pode assumir.
De Camões a Florbela Espanca, de Eça de Queirós a António Nobre, de Victor Hugo a Baudelaire, de Oscar Wilde a Proust, de Fernando Pessoa a Mário de Sá-Carneiro, de Marguerite Duras a José Luís Peixoto, os escritores reunidos nesta antologia dão o seu contributo para a criação de um “panegírico mundial” à figura ímpar da Mãe.

Porque, sem dúvida, o amor materno é o sentimento mais puro e genuíno e, como disse Balzac, “O coração de uma mãe é como um abismo no fundo do qual encontramos sempre perdão”.

Sem comentários: