quinta-feira, 5 de junho de 2008

Cinemas históricos do Porto em exposição fotográfica



“A Tela de uma história que não se acende”
é da autoria de Ana Pereira
Cinemas históricos do Porto em exposição
fotográfica no Silo-Espaço Cultural

O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping inaugura, no próximo dia 5 de Junho, uma exposição de fotografia da autoria de Ana Pereira, constituída por 24 imagens em suporte de caixa de luz sobre as salas de cinema do Porto.
“A tela de uma história que não se acende” é a segunda exposição integrada no ciclo de fotografia temático “Ausências” programado pela Direcção Geral de Arquivos/Centro Português de Fotografia/Ministério da Cultura, que contará com mais uma exposição temática até ao final do ano.
Nesta exposição, a autora realizou um trabalho fotográfico sobre as salas de cinema da cidade do Porto que foram determinantes na introdução do cinema no país, algumas actualmente encerradas ou com actividades paralelas à exibição de filmes.

Numa compilação de imagens melancólicas que evocam a memória colectiva, salas históricas com as do Cinema Batalha, do Passos Manuel (Salão Jardim) ou do Cinema Trindade parecem ganhar vida nas fotografias de Ana Pereira.
Segundo Maria do Carmo Serén “É legítimo, melancolicamente legítimo, que as salas de cinema do Porto sejam assim recordadas através das fotografias de Ana Pereira.”

Sem comentários: