quinta-feira, 5 de junho de 2008

Teatro Nacional de D.Maria II assinala Dia do Ambiente

TEATRO NACIONALABRE PORTAS NO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
UM CONTO AMERICANO – THE WATER ENGINE

O Teatro Nacional D. Maria II assinala o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora na próxima quinta-feira, dia 5 de Junho, com a oferta de entradas gratuitas para o espectáculo “Um Conto Americano – The Water Engine”, de David Mamet, em cena na Sala Garrett.
Com encenação de Maria Emília Correia, este trabalho conta a história de Charles Lang (personagem interpretada por Luís Gaspar), jovem cientista que inventa um motor que funciona apenas a água e julga assim ter conseguido o direito à independência económica.
O seu sonho é viver com a irmã, Rita (Paula Neves), numa casa no campo, fugindo a uma cidade cinzenta e desumanizada.
No entanto, o que vai descobrir, à sua custa, é que o mundo nem sempre está preparado para a inovação, e quando o seu invento choca de frente com os interesses das grandes instituições, Lang aprenderá uma lição muito dura.
De uma actualidade gritante – face à actual crise energética – a peça de David Mamet volta a enfatizar um problema que, nas últimas, tem repetidamente vindo a ser questionado pela comunidade científica e pela sociedade civil: como procurar fontes de energias alternativas, que nos permitam livrar-nos da excessiva dependência do petróleo?
Aproveitamos para lembrar que, a propósito deste espectáculo, o Teatro Nacional está a promover um ciclo de debates subordinado ao tema “Um Conto Americano – pelo olhar de…”, que cruza perspectivas de diferentes especialistas sobre Teatro, História e Sociologia.

Sem comentários: