quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Tailândia em Festa no Museu do Oriente



Festa da Tailândia no Museu


O Museu do Oriente, em colaboração com a Autoridade de Turismo da Tailândia e a Embaixada da Tailândia, dedica o mês de Dezembro ao país dos sorrisos, com um conjunto de iniciativas que divulgam a cultura do país.

Uma exposição de fotografia, ateliês para crianças e adultos, visitas guiadas ao espólio do Museu, um curso de cozinha tailandesa, sessões de Muai Thai e de massagem tailandesa, e muitas outras actividades, celebram a Tailândia no mês em que se assinala o dia nacional, 5 de Dezembro, e, simultaneamente, o aniversário do rei Bhumibol Adulyadej.
As festividades começam no dia 3, com a inauguração oficial da exposição “Tailândia – Rostos e Paisagens”, dos fotógrafos José Pinto Ribeiro e Miguel Valle de Figueiredo.
Das duas personalidades distintas resultam formas de olhar e de apreender diferentes, mas com um mesmo sentido de captar, através das lentes, o mundo.

“Tailândia – Rostos e Paisagens” é a tradução fotográfica que os dois artistas propõem para um país conhecido pela diversidade das suas cores.
No dia 7 de Dezembro, destaque para a conferência “Uma vida digna”, com o monge budista Ajahn Vajiro, do mosteiro Amaravati, sobre a evolução do Budismo na Tailândia e a sua influência na cultura local.

Nos fins-de-semana de 6-7 e 13-14 de Dezembro, demonstrações de massagens e sessões de Muai Thai, desporto nacional da Tailândia, animam os visitantes do Museu do Oriente enquanto que os contadores de histórias e as sombrinhas tailandesas despertam a curiosidade das crianças por este país asiático.


Para os apreciadores de gastronomia oriental, o restaurante do Museu do Oriente, em colaboração com o restaurante Siam Square/ Sete Pecados, propõe, de 5 a 14 de Dezembro, uma ementa que dedica uma atenção especial aos pratos tailandeses, sendo que, aos fins-de-semana, as refeições são acompanhadas por demonstrações de carving, a arte da escultura feita na fruta e nos vegetais, actividade típica da Tailândia.


Ao longo do mês, o Museu promove, ainda, visitas orientadas com enfoque temático sobre a Tailândia, na exposição temporária “Máscaras da Ásia” e na exposição permanente “Deuses da Ásia”.

Sem comentários: