quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

" Canção ao Lado", dos Deolinda em estreia em V.N. de Famalicão



Ópera, teatro, música e arte experimental na agenda

de Dezembro da Casa das Artes


“Deolinda” apresentam álbum de estreia em Famalicão


A música original dos Deolinda, a estreia da ópera “Amor de Perdição… 100 anos depois”, o teatro musical “Disney’s Aladdin Jr” e um memorável Concerto de Natal são alguns dos espectáculos que marcam a agenda cultural da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, durante o próximo mês de Dezembro.

Uma das maiores revelações da música popular portuguesa, os Deolinda, vão subir ao palco da Casa das Artes, no próximo dia 13 de Dezembro, pelas 21h30, para um concerto de apresentação do álbum de estreia, “Canção ao Lado” com catorze temas originais, que promete lotar os mais de 500 lugares do grande auditório.


Deolinda é um projecto de música popular portuguesa, inspirado pelo fado e as suas origens tradicionais.

Formado em 2006, por quatro jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo.

Antes disso, no dia 12 de Dezembro, pelas 21h30, o público da Casa das Artes irá assistir a um espectáculo magnífico, com a estreia da ópera “Amor de Perdição – 100 anos depois…”.

A ópera do Sr. Conselheiro João Arroyo foi cantada pela primeira vez no Real Theatro de S. Carlos, na noite de 2 de Março de 1907.


“Amor de perdição” é uma ópera em três actos, cujo libreto de Francisco Bernardo, é baseado no romance de Camilo de Castelo Branco, escrito em 1861 e considerado como uma obra-prima do romantismo em Portugal.


A versão Portuguesa do libreto é da responsabilidade de Maria João Braga Santos (1º e 2º actos) e de Alexandre Delgado (3º acto), com música de João Arroyo.

Para o dia 6 de Dezembro está agendado um espectáculo de encantar, cheio de ritmo, música, cor e diversão.

“Disney’s Aladdin Jr” é uma peça de teatro musical que decorre na cidade das mil-e-uma-noites, Agrabah e conta a fantástica história de Aladino, um jovem pobre e traquina, de Jasmine, uma princesa rebelde e um génio mágico.

O espectáculo tem duas sessões marcadas para as 16h00 e 21h30.


No mesmo dia, mas pelas 23h00, no café-concerto canta Daniela Galbin e o seu 4tet temas Soul e Pop.

Nos dias 20 e 21 de Dezembro, a Casa das Artes apresenta o concerto de Natal, com a “Missa das Crianças” de John Rutter, a cargo dos coros do Centro de Cultura Musical de Famalicão e da Orquestra Sinfónica da ARTAVE.
A Missa das Crianças foi fruto de um convite para a composição de um novo trabalho, para um concerto dado em Carnegie Hall durante a convenção nacional da Associação de Directores de Coral Americano em Nova Iorque, em Fevereiro de 2003.
De todas as obras corais com dimensão de Rutter e diferente carácter, as mais interpretadas são o Gloria, o Requiem e o Magnificat.

Sem comentários: