quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Vozes Nómadas

Vozes Nómadas
Esculturas/Objectos de José de Guimarães
Até 13 de Setembro
Edifício Chiado - Coimbra

Oeuvre

José de Guimarães é um artista transcultural como sublinhou Pierre Restany. Apaixonado da cultura africana, criou um diálogo estético entre esta e a cultura europeia. A sua obra, de grande notoriedade, mergulha num imaginário rico e diverso como uma longa viagem entre o ocidente e o oriente. Desde os anos oitenta que interroga também a cultura chinesa antiga e se impregna da arte pré colombiano.
Numerosas exposições têm feito descobrir a sua obra não só na Europa como na Ásia e na América. Residindo entre Lisboa e Paris, José de Guimarães criou uma síntese pessoal das civilizações, que aprofunda com paixão.
Na Galeria de Exposições Temporárias do Edifício Chiado o artista expõe esculturas de aço e bronze iluminadas com as palavras de néon, do poeta Philippe Jones, que projectam as suas sombras contra as paredes brancas. “Vozes Nómadas” como as do poema que inspirou a exposição, criando assim um “nomadismo perpétuo”, como refere Jean-Pierre Van Tighem: “Guimarães está em nomadismo perpétuo. A sua bagagem está repleta de morfemas que se transformam num alfabeto tribal. Desde a África até à cultura urbana ocidental e oriental emergem sinais que são a simbiose entre a utopia e a realidade. Enriquece quando se inspira num poema como o de Camões, ou de Jones. Uma outra dimensão onírica é introduzida neste percurso tal como, outrora, a Gioconda, Vélasquez, ou Rubens. O universo mental do artista é também habitado por relíquias e artes primitivas. A imersão total na África, no México, no Brasil, no Japão, na China e noutros locais deixou, aliás, marcas indeléveis. Porém, em todos os casos, José de Guimarães atribuiu uma primazia significativa ao imaginário, perante a realidade cultural e quotidiana. Volta sempre às suas raízes nesta realidade do sonho.
Horário : Terça a Sexta - 11h00 às 19h00; Sábado - 11h00 às 13h00 e 14h00 às 19h00
Encerra: Domingo, Segunda e feriados.
Informações
Casa Municipal da Cultura;
Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt;www.cm-coimbra.pt

Sem comentários: