quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Paisagens do Rio de Janeiro em exposição


PAISAGENS DO RIO DE JANEIRO
GRAVURAS EM ÁGUA FORTE


Ao longo de sua história, o Rio de Janeiro foi retratado por viajantes que, através de gravuras, aquarelas, desenhos ou pinturas registaram suas belezas naturais, seu povo, seus costumes.

Luiz Manni, paulistano, chegou ao Rio em 73.

Assim como os viajantes do passado, foi tocado pela beleza da cidade, que nunca mais deixou. Mas somente a partir de 93, quando descobriu a gravura como forma de expressão artística, passou a trilhar o mesmo caminho de seus antecessores, fazendo seus registos pessoais sobre a cidade que elegeu como tema preferencial de seu trabalho.
Usa para isto uma das técnicas mais antigas de gravação criadas pelo homem, a água-forte. Feita em chapa de metal, a água-forte possibilita uma gama muito ampla de tons e texturas, sendo por isso mesmo, a técnica de gravação preferida pelos grandes artistas clássicos, como Rembrandt e Goya, entre outros.
Embora considerando-se um aprendiz, nesses quase quinze anos de trabalho Luiz Manni adquiriu um domínio bastante grande da técnica.
Isto, aliado à extrema sensibilidade de seu traço e originalidade de suas composições, vem garantindo ao seu trabalho um respeito e admiração cada vez maiores.
Fábrica Braço de Prata,
Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº 1 - Lisboa
(em frente aos Correios do Poço do Bispo)

Sem comentários: