quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A Festa do Vinho na Madeira, esta semana







Vinho e vindimas regressam à Madeira
Festa do Vinho Madeira decorre entre 4 e 7 de Setembro




A Região Autónoma da Madeira realiza a Festa do Vinho Madeira, entre os dias 4 e 7 de Setembro, um acontecimento tipicamente madeirense de grande importância socio-económica que, todos os anos, atrai turistas de todo o mundo.
Na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, no dia 6 de Setembro, decorre a apanha e pisa da uva, ao vivo, um evento que, habitualmente, conta com a colaboração de muitos turistas.

No mesmo dia, o cortejo etnográfico alusivo à vinha e às vindimas percorre as principais artérias do Estreito de Câmara de Lobos e conta com animação musical e gastronomia regional.
Para além da vindima no Estreito de Câmara de Lobos, no centro do Funchal realizam-se exposições etnográficas e diversos espectáculos, com actuações de bandas filarmónicas e grupos folclóricos oriundos de Espanha, Noruega, Venezuela, Austrália, assim como do continente e da ilha da Madeira.
Entre 11 a 13 de Setembro também integrado no programa do certame, que representa um investimento de 130 mil euros por parte do governo regional, decorre no Funchal o primeiro Congresso da Chaîne des Rôtisseurs, uma sociedade gastronómica internacional, subordinado ao tema “Do Madeira ao Porto”.
A Festa do Vinho da Madeira procura reconstituir os hábitos da população madeirense desde o início do povoamento da ilha há 500 anos.

Sem comentários: