sábado, 2 de agosto de 2008

Teatro do Mar desce às ruas de Lisboa



Teatro do Mar actua nas ruas de Lisboa


O Teatro do Mar, companhia itinerante de Sines, apresenta em Agosto as peças Daimonion e Nusquam, duas encenações do teatro de rua multimédia, no âmbito do Festival dos Oceanos.


Daimonion está em cena nos dias 3 e 4 de Agosto, no Largo do Teatro Nacional de S. Carlos, às 22 horas.

Com um cenário composto por uma estrutura metálica de nove metros de altura, a peça transporta a assistência ao mito e tragédia de Fausto (de Goethe) e à aspiração da vida eterna.

Acrobacias aéreas, dança, música original e as novas tecnologias de imagem e vídeo fundem-se para dar vida a uma história de conflitos interiores.


O Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, recebe, nos dias 12 e 13, no mesmo horário, a peça Nusquam, um retrato do homem contemporâneo em busca de si próprio e da sua razão de ser no mundo.

Trata-se de uma procura desesperada para sobreviver à pressão social, representada por “bolhas” que aprisionam o homem.
Nusquam é um espectáculo visual, sensitivo e emocional, representado em quatro estruturas cénicas móveis (de cerca de sete metros de altura).

A linguagem do teatro físico cruza-se com a dança, a acrobacia aérea, o vídeo e músicas originais.
A encenação de ambos os espectáculos é de Julieta Aurora Santos e a cenografia está a cargo de João Calvário.

Os actores são Carlos Campos, Luís João Mosteias, Sérgio Silveiras, Sandra Santos, Bibi Santos e Patrícia Andrade.
O Teatro do Mar, companhia fundada em 1986, possui uma linguagem contemporânea e multidisciplinar, em que a representação se funde com a arte circense, música, dança, artes plásticas e as novas tecnologias.
Com duas décadas de actividade, a companhia conta com mais de 50 produções teatrais montadas, com presença em vários pontos do país, bem como em festivais nacionais e internacionais.
O Festival dos Oceanos apresenta, nas duas primeiras semanas de Agosto, perto de duas dezenas de eventos culturais, científicos, musicais, desportivos e de entretenimento, na Zona Ribeirinha de Lisboa.

O Parque das Nações, Belém e o centro histórico da cidade enchem-se de animação de manhã à noite.
Esta é uma iniciativa do Turismo de Lisboa, apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Casino Lisboa, a que este ano se associa a Parque EXPO para celebrar os dez anos da Exposição Mundial de Lisboa – EXPO´98.


Daimonion:
Data: 3 e 4 de Agosto
Início: 22 horas
Local: Largo do Teatro de S. Carlos, Lisboa
Entrada: Gratuita


Nusquam:
Data: 12 e 13 de Agosto
Início: 22 horas
Local: Pala do Pavilhão de Portugal, Parque das Nações, Lisboa
Entrada: Gratuita

Sem comentários: