sábado, 2 de agosto de 2008

Festival dos Oceanos mostra maravilhas!!!



National Geographic mostra vulcões e
ecossistemas marinhos intocados



O Festival dos Oceanos traz a Lisboa as exposições fotográficas da National Geographic: “Recife de Kingman: Em Busca do Ecossistema Perfeito” e “Indonésia e Vesúvio: Dormindo sob os vulcões”.


As exposições podem ser vistas entre os dias 2 e 16 de Agosto, na sala Sophia de Mello Breyner Andersen, no Oceanário.


Trata-se de duas mostras dos trabalhos realizados pelos fotógrafos Bryan Skerry, John Stanmeyer e Robert Clark e pelo biólogo marinho Enric Sala, sobre os ecossistemas menos perturbados pelo homem e sobre como conviver com os vulcões.


O fotógrafo Bryan Skerry, especializado em temas subaquáticos, e Enric Sala, biólogo marinho espanhol, nomeado “Explorador Emergente” da National Geographic, cujo trabalho integra estas exposições, estão a desenvolver um projecto de busca e estudo dos ecossistemas marinhos perfeitos.


O Recife de Kingman, localizado no Pacífico, foi escolhido para a realização do primeiro estudo.


Bryan Skerry trabalha há dez anos para a revista National Geographic, onde publicou diversas reportagens premiadas.


Esta não é a primeira vez que o fotógrafo expõe em Portugal, já que, na edição do ano passado, foi o autor da exposição “A crise Mundial das Pescas”.


Enric Sala é um cientista inovador, que procura os ecossistemas marinhos menos perturbados pela presença humana, de forma a compreender como funciona idealmente a cadeia alimentar do oceano.


Os fotógrafos John Stanmeyer, distinguido com o prémio Rober Capa, em 2000, e Robert Clark, o primeiro a usar o telemóvel como ferramenta de trabalho, são, por sua vez, os autores dos trabalhos que integram a exposição “Indonésia e Vesúvio: Dormindo sob os vulcões”.


O norte-americano John Stanmeyer tem trabalhado assiduamente com as revistas “Time” e “National Geographic”.


Actualmente vive na Indonésia, onde realiza coberturas fotográficas sobre a Ásia.


A reportagem sobre aquele arquipélago do sudeste asiático documenta a forma como diversas culturas locais se adaptaram à omnipresença dos vulcões, a força esmagadora destes fenómenos naturais e o seu contributo para moldar o território em que estão inseridos.


Por sua vez, Robert Clark possui um vasto trabalho publicado na National Geographic, destacando-se um ensaio premiado sobre Darwin e a Teoria da Evolução.


Desafiado pela Sony Ericsson.


Robert Clark realizou um projecto que o levou, ao longo de 50 dias, a viajar pelos Estados Unidos para recolha de imagens a partir de um telemóvel.


O fotógrafo tornou-se, assim, o primeiro profissional a expor um trabalho com fotografias tiradas, exclusivamente, deste tipo de aparelho.


Na curta reportagem que realizou sobre o Vesúvio, em Itália, Robert Clark procurou captar a força de uma das regiões mais instáveis, que vive, desde a Antiguidade, sob os humores de um dos vulcões mais famosos do mundo.


O Festival dos Oceanos decorre entre os dias 2 e 16 de Agosto, no eixo ribeirinho de Lisboa, em Belém, no Centro Histórico e no Parque das Nações.


Trata-se de uma iniciativa do Turismo de Lisboa que, com o apoio da Câmara Municipal, do Casino Lisboa e da Parque Expo, pretende incrementar o número de visitantes à cidade através de eventos regulares e de prestígio.

Sem comentários: