sábado, 2 de agosto de 2008

Na Byblos há cinema! Vá lá!





Terça-feira, 5 › 19h00 › Espectáculo
Filmes de Cláudia Clemente
A Mulher Morena / A Fábrica




Agosto traz muitas imagens à Byblos Amoreiras, com um conjunto de propostas que se inicia com as obras de Cláudia Clemente, a jovem cineasta convidada para realizar um filme de apresentação da Byblos Amoreiras que foi estreado na inauguração da livraria.
Além deste vídeo, será exibida A Mulher Morena, a primeira curta-metragem de ficção da realizadora.

Esta é a história da relação entre um fotógrafo espanhol que mora no Porto e uma mulher que se torna sua modelo, após um encontro casual nas ruas da cidade.


Com fotografia de Mário Castanheira, interpretação de Pep Tosar, Margarida Cardeal, Jorge Vasques e Benjamim Brodbeck, o filme conta também com a música do grupo português Dead Combo.
A finalizar, projecta-se A Fábrica, uma curta-metragem sobre uma relação amorosa que é construída através dos livros que uma mulher deixa ao colega de trabalho, na unidade fabril automatizada onde ambos são os únicos vigilantes.




Quarta-feira, 6 › 19h00 › Espectáculo
Filmes de Cláudia Clemente& etc / A Fábrica



O documentário & etc, que em 2007 recebeu os galardões de Prémio Tobis Melhor Filme Português de Curta Metragem do DocLisboa e na categoria nacional Under 25 do IMAGO - Festival Internacional de Cinema Jovem, retrata a vida da pequena editora & etc, criada em 1973 por Victor Silva Tavares e Rui Caeiro, que ao longo dos anos se tornou uma referência nacional por se manter fiel aos seus princípios estéticos, escapando às imposições do mercado, e trazendo a lume obras de autores tão singulares como João César Monteiro, Adília Lopes ou Alberto Pimenta.
Através da sua câmara, Cláudia Clemente conduz-nos por episódios de uma verdadeira aventura poética, que continua a marcar a vida cultural do nosso país.
Na segunda parte, nova exibição de A Fábrica.

Sem comentários: