quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mais de 100 mil. pessoas na primeira fase do Rock in Rio


Nos três primeiros dias do Rock in Rio-Lisboa 2008

a Cidade do Rock recebeu 209 mil pessoas


Nos primeiros três dias do Rock in Rio-Lisboa 2008 (30 e 31 de Maio e 1 de Junho), o Parque da Bela Vista, que se transformou na Cidade do Rock, recebeu um total de 209 mil visitantes.
No dia que marcou o início do evento – 30 de Maio – a Cidade do Rock esteve com a sua lotação máxima de 90 mil pessoas, tendo os bilhetes esgotado dois dias antes.

As tão aguardadas actuações de Amy Winehouse e do veterano Lenny Kravitz, deram o mote para uma enchente neste dia de arranque, que contou também com a alegria eufórica e contagiante da brasileira Ivete Sangalo.
Também o cartaz do segundo dia do Rock in Rio-Lisboa, marcado pelo concerto memorável dos Bon Jovi – que regressaram a Portugal após um interregno de 13 anos –, arrastou até ao Parque da Bela Vista 74 mil pessoas.
O terceiro dia do evento, no Dia Mundial da Criança, contou com os grandes momentos musicais das 4Taste, Docemania, Just Girls, Xutos & Pontapés, Tokio Hotel, Joss Stone e o inigualável Rod Stewart, os quais actuaram perante uma plateia de 45 mil pessoas, das quais 8 mil eram crianças.

No dia em que as crianças até aos 9 anos (inclusive) não pagavam entrada no recinto, o sistema de segurança foi reforçado, com vista a minimizar as situações de perda de crianças.

No final do dia registaram-se duas ocorrências, rapidamente solucionadas devido ao eficaz sistema de identificação através de uma pulseira que era colocada às crianças com os contactos dos pais.


Transportes Públicos
A mobilização para que o público viesse de de transportes públicos parece ter tido efeito: dos 12 mil inquéritos efectuados pela equipa do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações às pessoas na Cidade do Rock, cerca de 90% respondeu ter utilizado os transportes públicos, tendo inclusivamente feito prova de tal através da apresentação do respectivo título de transportes.

Ocorrências médicas
Durante os três dias do evento, o INEM registou 611 ocorrências médicas, um número próximo do registado na edição anterior, em 2006.

No primeiro dia, verificaram-se 286 ocorrências, ao passo que no segundo registaram-se 183 e no terceiro 142, nenhuma delas com gravidade.

As situações mais frequentes registadas pela equipa do INEM destacada para o evento foram de traumas menores (entorses, contusões, etc.), picadas de insectos e intoxicações alcoólicas – de salientar que não se verificou qualquer registo de intoxicação alimentar.

Ao longo dos três dias do evento, houve necessidade de apenas uma evacuação do recinto, por motivos de doença pré-existente.


Ocorrências de Segurança
A nível de ocorrências de segurança, a equipa responsável registou um furto de telemóvel, uma tentativa de acesso ao evento com bilhete falsificado e três tentativas goradas de intrusão no recinto que foram rapidamente solucionadas.


O Rock in Rio-Lisboa 2008 continua agora para mais dois grandes dias – 5 e 6 de Junho – sendo de esperar que os bilhetes para dia 6 também se esgotem em breve.

Sem comentários: