quarta-feira, 4 de junho de 2008

Guernica-a história de um bombardeamento



Guernica
Espectáculo Teatral

“…dia 26 de Abril de 2008 cumpriu-se 71 anos do cruel bombardeamento da cidade de Guernica.

O primeiro sobre uma cidade aberta. A cidade ficou destruída mas permaneceu de pé a celebre árvore que simboliza a sua história e identidade.

Esse brutal acontecimento foi imortalizado por Picasso e hoje, nesse branqueamento da memória que diferentes interesses praticam, muitas pessoas, sobretudo jovens, pensam que «Guernica» é apenas um quadro de Pablo Picasso…”


Peça: “Guernica”
Texto: “Guernica” de Fernando Arrabal (1959).
Estreia: dias 5,6 e 7 de Junho de 2008 pelas 21.30h
Local: Sala Arlequim – Café Teatro, Santiago Alquimista
Hora: Quinta a Sábado pelas 21.30h.
Encenador Adolfo Gutikin


SINOPSE

“Fanchu e Lira” é um casal de idosos bascos que se conhecem desde miúdos, levaram uma vida rural e simples e há mais de cinquenta anos, vivem num pequeno casebre nos limites da cidade de Guernica. Daí, por uma janela, vê-se a famosa “árvore”.
Apesar do tempo, Fanchu e Lira continuam a amar-se e brincam como adolescentes, com o vigor que distingue os bascos, tratando de superar com gargalhadas amargas e humor negro, a catástrofe que se abate sobre eles.
A Peça é a história da destruição sistemática do Lugar destes anciãos.
Dois pequenos seres desprotegidos arrasados pelas bombas incendiárias da aviação nazi alemã que auxilia - em Espanha - os avanços brutais das tropas fascistas do General Franco, durante a Guerra Civil Espanhola (1936/1939).
É a história destes adoráveis, frágeis e simpáticos avós atrapalhados na sua humilde casa, numa guerra civil, no meio de um bombardeamento esmagador, suportando a destruição sistemática da inelutável queda da sua casa, sendo perceptível a impotência para se defenderem.

A desproporção das forças enfrentadas: por um lado, a delicadeza e fragilidade do amor de dois idosos que só se têm um ao outro e, por outro, as forças militares de enorme poder destrutivo, com as armas mais modernas e poderosas do seu tempo (sobretudo a aviação).

Da sua crueldade e abuso, disparando com a impunidade que permite a distância da superioridade aérea, resulta uma das imagens mais expressivas e comovedoras que o teatro contemporâneo conseguiu plasmar.
Sem escrever um panfleto, teatralizando o esmagamento daquelas pessoas do povo, desprotegidas, Arrabal apresenta um poderoso e poético manifesto a favor da paz e contra a guerra.
É uma imagem muito forte do destino de seres anónimos - população civil, normalmente mulheres, velhos e crianças, esmagados à distância com a impunidade de disparos pelo ar sem o perigo de serem alcançados pelas antiaéreas.
É a grande indústria mecânica alemã dedicada a construir uma maquinaria destrutiva, motivada pelo desejo do lucro e encarregue da tarefa pelo Estado dominado pela ideologia mais cruel e assassina do século XX.
A mulher, Lira, ficou enterrada debaixo dos escombros e, à medida que se sucedem os bombardeamentos, fica cada vez mais e mais enterrada; entretanto, Fanchu, desesperado, tenta por todos os meios ao seu alcance salvá-la, resgatá-la de entre os entulhos ou, pelo menos, aliviar os seus sofrimentos com piadas e auxílios mínimos. Muitas vezes ridículos.

Neste primeiro bombardeamento da Segunda Guerra Mundial, como ficou conhecido o ataque da aviação nazi a Guernica, o mundo inteiro viu, com dois anos de antecedência como se aplicaria a politica nazi no resto de Europa (e do mundo) a força brutal de um exército que aplicou um genocídio sistemático e impiedoso, tendo como objectivo a aniquilação total do “inimigo”, aplicando critérios de limpeza étnica com o que, pouco tempo depois, conquistaria meia Europa.
Aquele brutal ataque nazi foi um ensaio do que se tornou depois familiar na Segunda Guerra Mundial a partir de 1939 nas cidades de Varsóvia, Londres, Leninegrado e em muitas outras cidades europeias e, no final da Guerra, também nas cidades alemãs que assim conheceram o brutal ataque contra uma povoação indefesa.

As mais célebres, pelo significado, do inicio da era nuclear, foram as cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Desde então e até aos nossos dias, quer por ar quer por outros meios, assistimos a destruições maciças de cidades habitadas, por inimigos armados com explosivos cada vez mais poderosos e sofisticados.
As imagens de refugiados desprotegidos, andando pelos campos com a sua carga de restos palpitantes nos braços e de chagas nas suas costas, tornaram-se habituais e tragicamente comuns.
Contra a anestesia da repetição de imagens brutais, fica esta pequena esperança de um mundo diferente, melhor...

Sem comentários: