quarta-feira, 4 de junho de 2008

Centro de Congressos de Lisboa debate Dias do Desenvolvimento

“Os Dias do Desenvolvimento”

A Cooperação Portuguesa:
A Língua e a Cultura na promoção do Desenvolvimento

O Centro de Congressos de Lisboa vai ser palco nos próximos dias 5, 6 e 7 de Junho da primeira edição de “Os Dias do Desenvolvimento”.
Este evento organizado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) pretende ser um espaço de reflexão e de debate entre os vários actores da cooperação portuguesa.
“Os Dias do Desenvolvimento” tem como objectivo mostrar ao grande público a diversidade e a riqueza da cooperação, nomeadamente na promoção do desenvolvimento económico, social e cultural dos países de língua oficial portuguesa.
Esta primeira edição conta com a presença de mais de 50 organizações públicas e privadas.
Através de conferências, debates e exposições que pretendem promover as boas práticas e políticas de sensibilização e educação para o desenvolvimento, conta com a presença de diversas personalidades, para além do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio que participará no dia 5 de Junho, na conferência de alto nível sobre os Objectivos do Milénio, e no dia 6 de Junho, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres que dará uma Conferência “Os novos desafios da ajuda global”.

A Presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, apresentará o vídeo sobre o Prémio Champalimaud de Visão, e o jornalista da SIC, Ricardo Costa intervém no debate sobre a responsabilidade social dos media na Cooperação.
No campo cultural o evento apresenta um ciclo de cinema em português organizado pelo realizador Francisco Manso, que apresentará alguns dos realizadores como o guineense Flora Gomes, entre outros; uma exposição de pintura dos artistas Chichorro e Kiki Lima (presentes no evento); a exposição de banda desenhada “Vencer os Medos”, cuja apresentação no dia 6, será feita por Catarina Furtado com a presença dos autores, e outras exposições de fotografia organizadas pela ACEP e Fundação Agha Kan.
No dia 7 realizam-se vários eventos musicais e culturais particularmente destinados aos jovens. Um grande número de eventos paralelos sobre a temática do desenvolvimento são realizados pelas organizações participantes.
Esta iniciativa vai permitir que, pela primeira vez em Portugal, seja possível concentrar num só espaço vários actores da cooperação.
A partilha de experiências permitirá ao grande público tomar conhecimento das diversas vertentes da cooperação, desde projectos de educação e saúde à vertente oficial da cooperação técnico-militar, sem esquecer o comércio justo, e pretende igualmente conquistar “novos actores” e “novos públicos”.
“Os Dias do Desenvolvimento” conta ainda com outras iniciativas dirigidas ao público juvenil alertando para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), uma vez que, pelo seu perfil e posicionamento na sociedade de informação, constituem um dos sectores da população mais motivados a participar em acções e actividades de cooperação e sensibilização.

Sem comentários: