terça-feira, 10 de junho de 2008

Exposição " Vidas com Livros" na Póvoa



Profissão de Tipógrafo inspira Exposição do Ciclo
“Vidas com Livros"

Uma noite de reencontros, reencontros de família e de memórias, e de emoções pela recordação dos que ajudaram a construir uma empresa, pelo reconhecimento do trabalho e dedicação daqueles que, ainda hoje, um século depois, continuam a manter viva essa mesma empresa, que se chama Tipografia Camões.

Sexta-feira à noite, a Biblioteca Municipal inaugurou a segunda exposição do ciclo de exposições documentais “Vidas com Livros”, desta vez dedicada a António Baptista de Lima e à Tipografia Camões.
E a ocasião juntou dezenas de familiares e de pessoas que, pelos mais variados motivos, sentem que a homenagem ao homem e à empresa que criou é mais do que merecida.
Comovido, após a projecção de vários testemunhos em vídeo sobre a figura do seu avô, António Baptista de Lima agradeceu a homenagem feita à família e à tipografia a que dedicou toda a vida e na qual continua a trabalhar, sem que haja agora um descendente directo para dar continuidade à empresa.
Presente nesta cerimónia, o Presidente da Câmara lembrou que “nos dias que correm, resistir cem anos é um acto épico”.
Num mundo em permanente e rápida mudança, em que se criam e fecham empresas no espaço de dias, a Camões é, de facto, um caso raro.
Como raro é também o cuidado posto na composição de textos e nos acabamentos, porque o ritmo actual das publicações a tal obriga.
Destas mudanças no trabalho das tipografias ao serviço das edições de livros falou Paulo Samuel, antigo editor da Lello e agora com a sua própria editora, a Caixotim.
O trabalho de um tipógrafo, de uma tipografia, as regras de composição de texto, a evolução do chumbo ao digital – todo um mundo invisível, que se esconde por trás de qualquer documento impresso e que pode ser melhor compreendido com uma visita a esta exposição, que estará na Biblioteca Municipal até 31 de Julho.

No dia 9 de Junho, às 21h30, na Tipografia Camões, e ainda no âmbito desta exposição, teve lugar o lançamento da obra João Baptista de Lima - Monografia da Póvoa de Varzim, uma segunda edição integral com introdução biobibliográfica do Professor Doutor João Francisco Marques, e da edição fac-similada de dois títulos (um livro e um periódico) integrados num único volume publicado na colecção Na Linha do Horizonte - Biblioteca Poveira, nº 18, em co-edição com a Tipografia Camões, a propósito das Comemorações do seu Centenário.

A apresentação foi feita pelo Professor Doutor João Francisco Marques.
A Tipografia Camões foi fundada em 1908 por João Baptista de Lima.
As suas primeiras instalações situaram-se na Praça Marquês de Pombal.
Com uma primeira máquina manual, ali se imprimiu o jornal “O Intransigente”.
Em 1920 a tipografia passa para a Rua da Junqueira, adquirindo-se uma impressora a pedal, de platina, com almofada móvel.
Em 1936, a Camões é transferida para a Rua José Malgueira, onde a família Baptista de Lima irá viver e trabalhar.
Em 1976 há nova mudança de instalações para a Rua Agostinho Landolt, onde funciona até aos dias de hoje.
Em 1940 a Tipografia é vendida ao filho, João Baptista de Lima Júnior, que trabalha com os seus filhos.
Um deles, António Baptista de Lima, que acompanhou a actividade do pai desde criança, tornou-se proprietário da Camões, à frente da qual viveu grandes momentos profissionais, desde a impressão a chumbo até à impressão automática, com as novas tecnologias.
Com o ciclo de exposições documentais “Vidas com Livros”, a Biblioteca Municipal pretende dar a conhecer o percurso e a experiência de livreiros, editores e tipógrafos poveiros.
A primeira exposição foi dedicada a Domingos Lima, que foi livreiro da Livraria Lello durante 56 anos e agora a segunda exposição permitirá conhecer a actividade profissional de António Baptista Lima, o seu percurso de vida e história da própria tipografia e de alguns dos trabalhos de relevo que ali foram impressos.

Sem comentários: