terça-feira, 10 de junho de 2008

Cinema na VI edição do Jazz ao Centro


"Após uma semana plena de eventos, diversificados no estilo, forma, local e faixa etária a que se destinaram, Coimbra continua a destacar-se no panorama da programação Jazz a nível nacional, acolhendo a VI edição do Jazz ao Centro.
A segunda semana de festival começa com um evento muito especial: a propósito da exibição do filme "Belarmino", estarão em Coimbra na terça-feira, dia 10 de Junho pelas 21h30 no Teatro Académico de Gil Vicente, o realizador Fernando Lopes e o presidente do Hot Clube de Portugal Eng. Bernardo Moreira, promovendo uma conversa sobre as ligações entre esta película e o universo do jazz. No dia seguinte, mais cinema: desta feita, um filme de origem francesa sobre a tournée do contrabaixista Alemão Peter Kowald nos Estados Unidos da América em 2000."
Teatro Académico de Gil Vicente
10 de Junho às 21h30 - Belarmino
De Fernando Lopes
Projecção seguida de conversa com a presença dos seguintes convidados:
- Fernando Lopes, realizador;
- Eng. Bernardo Moreira, Presidente do Hot Clube de Portugal e membro do Quinteto do Hot Clube (que interpreta a banda sonora).
Rememorando sobre uma vida de antigas glórias como campeão de boxe, Belarmino ganha a vida engraxando sapatos e colorindo fotografias. Lisboa é a sua cidade, na qual vive como um marginal. Movendo-se na cidade cinzenta ao som do jazz, ouvimo-lo contar a sua história à medida que responde à voz-off do jornalista Baptista-Bastos. A solidão, o medo e a derrota cruzam-se num filme que baralha o documentário, a ficção e a entrevista num passeio por antigas salas de cinema e clubes nocturnos.
A música, interpretada pela Orquestra do Hot Club de Lisboa, creditada a Manuel Jorge Veloso e a Justiniano Canelhas integra-se de forma notável na construção do filme.
Primeira longa-metragem de Fernando Lopes, com o apuro jazzístico de Manuel Jorge Veloso e a brilhante fotografia de Augusto Cabrita, este é um dos filmes-chave do Cinema Novo português.
Género: Documentário Produtor: António da Cunha Telles Realizador: Fernando Lopes Fotografia: Augusto Cabrita Música: Manuel Jorge Veloso com a colaboração do conjunto do Hot Clube de Portugal com Belarmino Fragoso Ano de estreia: 1964 Duração: 72 min Origem: Portugal Língua: Português
11 de Junho às 21h30 - Off the Road
De Laurence Petit-Jouvet
Em 2000, o antropólogo francês Laurence Petit-Jouvet acompanhou o contrabaixista alemão Peter Kowald numa viagem pelos Estados Unidos. Das imagens captadas nessa ocasião resulta este documentário, um "road movie" que relata as 10 semanas nas quais Kowald viajou pelos EUA numa carrinha "Chevy" Caprice de 1968.
Em Off the Road, por entre diálogos musicais e conversas, descobrimos as razões pelas quais Kowald era respeitado pela comunidade de músicos nova-iorquinos, cidade para a qual se mudou em 2002. Pouco depois da morte de Kowald, no mesmo ano de 2002, William Parker refere: "Peter would stop by a place that an American musician would walk past 20 times, and get something started just by being personable".
Género: Documentário / Música Duração: 72 min Origem: França Língua: Inglês (sem legendas)
Entrada livre
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Sem comentários: