domingo, 9 de dezembro de 2007

Presépio em Movimento nas ruas de Monsaraz


Presépio com figuras em tamanho real

“acompanha” visitantes pelas ruas da vila medieval de Monsaraz



O Município de Reguengos de Monsaraz vai apresentar pelo nono ano consecutivo na vila medieval de Monsaraz um presépio de rua com cerca de 40 figuras em tamanho real.

Este projecto artístico, da autoria da escultora Teresa Martins, é uma aposta da autarquia para dinamizar Monsaraz e proporcionar aos milhares de visitantes que se deslocam à vila medieval durante esta época, um percurso nas ruas históricas “acompanhados” pelas figuras que constituem o presépio.
Trata-se de um investimento original e criativo no domínio da animação temática de conjuntos históricos que retoma a tradição de tornar a rua um espaço privilegiado para a figuração da Natividade.
O presépio de Monsaraz é formado por figuras construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito, e estará distribuído pelas ruas da vila medieval, terminando no Largo do Castelo, onde será colocado o conjunto principal com a Virgem, S. José e o Menino.

Todas as figuras – os Reis Magos, o almocreve, a lavadeira, os guardas do castelo, o pastor, etc. – serão iluminadas resultando num efeito visual apreciável para os visitantes que se deslocarem à vila histórica durante a noite.

O presépio poderá ser admirado entre os dias 8 de Dezembro e 6 de Janeiro.

Sem comentários: