quarta-feira, 19 de novembro de 2008

" Perdidos na China " hoje em estrieia na NGC



National Geographic Channel estreia hoje às 21h 15

‘Perdidos na China’


Jeff e Peter Hutchens captaram a China no seu momento de viragem
Quarta-feira é dia de ‘Aventura’ no National Geographic Channel
Quarta-feira é dia de aventura no National Geographic Channel: o canal estreia no próximo dia 19, às 21h15, ‘Perdidos na China’.

Esta série documental levou Peter e Jeff Hutchens de volta à China – onde viveram quando eram crianças – para documentarem os acontecimentos da nação no meio de uma reinvenção social.
‘Perdidos na China’ é composta por seis episódios: ‘A Rota da Seda’ (dia 19 de Novembro); ‘A Barragem das Três Gargantas’ (dia 26 de Novembro); ‘A cidade de Gelo’ (dia 3 de Dezembro); ‘Misturando-se com os Locais’ (dia 10 de Dezembro); ‘Expulsos de Gansu’ (dia 17 de Dezembro) e ‘O Boom de Pequim’ (dia 24 de Dezembro), sempre à mesma hora.
Ao longo do caminho, os dois jovens irmãos captaram na perfeição a mistura da antiga China com a moderna: quer num jogo de basquetebol com um vaqueiro tibetano, numa festa de dança tecno fora dos tradicionais “yurts” do Kyrgyz ou numa visita de camelo guiada por telemóvel.
Em Yunnan, Peter e Jeff só conseguiram visitar a casa de Lisu, um praticante de tiro ao arco cuja casa está assinalada com uma ratazana pendurada do tecto.
Em Gansu, tiveram a oportunidade de presenciar as lutas políticas que acontecem na China depois de serem forçados a abandonar a área durante os recentes protestos tibetanos.

Em Hardin, Petter e Jeff voltaram a território familiar, e tentam fazer esculturas no gelo e nadar em águas geladas antes de se aquecerem com uns “shots” de vodka num bar local feito integralmente de gelo.
‘Perdidos na China’ também permite a Jeff e Peter darem mostras daquilo que fazem melhor: tirar fotografias fabulosas e filmar imagens que tornam a série um espectáculo visual para os espectadores.
Viajando pelo terreno acidentado da China Ocidental até à pictoresca Barragem das Três Gargantas ao longo do Yangtze e nas estepes desoladas do interior da Mongólia, Peter e Jeff expressam as sensações destas paisagens e o espírito daqueles que vivem nestas zonas.
Peter, um respeitado realizador de cinema, tornou-se o mais jovem realizador a produzir um programa para a aclamada série ‘Wide Angle da PBS; o seu documentário independente ‘Border Jumpers’ segue a vida de alguns dos milhares de imigrantes ilegais do Zimbabué que arriscam tudo para procurar refúgio no vizinho Botswana.
O seu irmão fotógrafo Jeff ganhou vários prémios da National Press Photographers Association dos EUA e fez vários trabalhos para o Times Magazine, Time Magazine e CNN, entre outras publicações.

Sem comentários: