quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Encontrados os vencedores das Melhores Escolas Europeias


Terminou hoje no ESTORIL o Encontro das Melhores Escolas Europeias que durante 3 dias apresentaram os seus melhores trabalhos perante um exigente júri composto por Siri Hustvedt, Emanuel Ungaro e Pascal Bonitzer
O Encontro de 7 das melhores escolas europeias que teve abertura de honra com a presença de Stephen Frears e a coordenação do evento esteve a cargo de Ben Gibson, produtor e director da London Film School, contou com a presença das seguintes escolas: · The National Film School of Denmark – Copenhaga, Dinamarca.· FAMU – Praga, República Checa.· The London Film School - Londres, Inglaterra.· La Femis – Paris, França.· German Film & Television Academy – Berlim, Alemanha.· Escola Superior de Comunicação Social – Lisboa, Portugal.· Faculdade de Ciências Sócias e Humanas - Lisboa, Portugal.
ESCOLAS E ALUNOS PREMIADOS
PRÉMIO DO JÚRI
Primeiro Prémio - PRÉMIO MEO (no valor de € 5.000)
The Second Act, de Olmo Omerzu – FAMU (Praga, Républica Checa)
SINOPSE. Cilie e o marido, Martin, um tradutor frustrado, são os protagonistas de uma história de amor terminal que, de forma lenta, mas todavia, consistente, vai perdendo os seus ideais. A história desenrola-se em torno de uma lua-de-mel tardia que começa quando, na realidade já está tudo perdido.
Tendo em conta a qualidade dos filmes apresentados, o júri decidiu ainda premiar outras duas obras:
Segundo PrémioOne Day, de Ditte Johnsen Haarlov – The National School of Denmark ( Copenhaga, Dinamarca)
SINOPSE: Um dia na vida de uma prostituta do Gana, em Copenhaga.
Terceiro PrémioForbach, de Claire Burger – La Femis (Paris, França)
SINOPSE:Samuel é um jovem actor que vive em paris. Regressa a Forbach, onde cresceu, para receber uma distinção do Presidente da Câmara. É também a ocasião de ver a mãe e o irmão e celebrar com eles.
A entrega dos 3 prémios terá lugar na Cerimónia de Encerramento do festival na 6ª feira, 21 de Novembro, e o público terá a oportunidade de rever os 3 filmes premiados no próximo sábado, 22 de Novembro, às 12h30, no Centro de Congressos do Estoril.
O Instituto Português da Juventude associou-se também a esta iniciativa onde elegeu o seu filme premiado e atribuíu uma Menção Honrosa:
PRÉMIO IPJ
A Tigela, de Tiago Sousa – Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa, Portugal)
O público participou e elegeu o seu filme favorito:
PRÉMIO PÚBLICO
Wigald, de Timon Modersohn – The German Film and Television Academy (Berlim, Alemanha)

Sem comentários: