sexta-feira, 30 de maio de 2008

Colégio Valsassina inaugura sistema fotovoltaico



Mobilizados mais de 3000 alunos, 240 professores e 197 escolas.
3º sistema fotovoltaico do “Rock in Rio Escola Solar”

inaugurado no Colégio Valsassina


No âmbito do concurso “Rock in Rio Escola Solar”, uma parceria do Rock in Rio-Lisboa 2008 com o Ministério da Economia, DGEG e ADENE, Ministério da Educação, SIC Esperança, Lobo Solar, LG, BP e Controlinveste foi inaugurado, no Colégio Valsassina, o terceiro sistema fotovoltaico – de um total de 20 em escolas de todo o país - que vai permitir consciencializar alunos e professores de que o comportamento de cada um e de todos em conjunto pode contribuir “Por Um Clima Melhor”.
Nesta mesma cerimónia, é também hoje anunciado o apoio da BP Portugal e da Controlinveste que assumem a categoria de apoios sociais do Rock in Rio-Lisboa 2008.


O Colégio Valsassina é uma das 20 escolas vencedoras do concurso “Rock in Rio Escola Solar” que vai receber os painéis fotovoltaicos que vão captar a energia solar para posteriormente vender à rede pública, transformando-se em fonte de financiamento para projectos sociais ao longo de 15 a 20 anos.



Para além disso, os equipamentos instalados nas escolas incluem um ponto de informação interactivo, desenvolvido pela YDreams que inclui conteúdos educativos e informativos sobre energias renováveis e alterações climáticas, além de permitir monitorizar em tempo real a produção de energia dos 20 micro-sistemas instalados em todo o país e a contribuição para o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008.

Para além dos sistemas fotovoltaicos, as 20 escolas vencedoras do concurso “Rock in Rio Escola Solar” – nas quais se inclui o Colégio Valsassina - vão receber bilhetes para o Rock in Rio-Lisboa 2008 dando acesso ao evento a 1.000 jovens no dia 1 de Junho.
Os prémios para os vencedores incluem, ainda, T-Shirts, Cadernos e Diplomas de Participação.


O Colégio Valsassina apresentou o projecto “Marvila em acção contra o carbono” que pretende, ao nível local, combater as alterações climáticas e pôr em prática políticas sustentáveis na área da energia e transportes.


Com este projecto, os alunos pretendem elaborar e implementar um sistema de Gestão de Carbono associado às actividades do Colégio Valsassina de forma a integrar as diversas questões ambientais onde a escola tem impacto. Reduzindo o consumo energético e consequentemente as emissões de gases com efeito de estufa pela implementação de medidas de redução de emissões, o Colégio Valsassina estará no caminho de se constituir como uma Low Carbon School, ou seja, uma escola onde as preocupações com o impacto da sua actividade no clima foram integradas na sua gestão quotidiana, levando à realização de acções que reduzem o seu impacto no clima.

Sem comentários: