sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dia Mundial da Criança na RTP2



. NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
EMISSÃO RTP2


A RTP2 tem uma programação dedicado às crianças com uma edição especial, às 12h30, do programa Zig Zag,

De destacar igualmente a exibição, às 14h30, do filme infantil “A Invenção”: A curta-metragem com que a RTP participou no concurso de programas infantis da União Europeia de Radiodifusão (UER) 2008, foi seleccionada pela produtora executiva da UER como o “mais forte dos filmes concorrentes” e “o melhor exemplo de produção” do certame deste ano.

As restantes onze televisões presentes em Lucerna classificaram o filme da RTP com a nota máxima para a realização e produção.

O filme estreia na RTP2 no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, e será exibido em nove países europeus e, ainda, na África do Sul.

A partir de uma ideia original de Teresa Paixão, a responsável pelo departamento de programas infanto-juvenis da RTP2, “A Invenção” tem realização de Jorge Paixão da Costa, produção de Maria João Saint Maurice e música original de Luís Cília.

Com a duração de quinze minutos e um elenco de cinco actores, três dos quais crianças, a acção do filme decorre numa casa burguesa do Portugal rural dos anos 50 e conta a história da invenção de Maria, a filha da criada, que constrói uma máquina de lavar pratos.

Com uma impecável reconstituição de época, uma direcção de actores segura e uma fotografia excelente, “A Invenção” foi filmado em três locais diferentes, durante quatro dias e meio.

Neste intercâmbio, a RTP escolheu dez curta-metragens que exibirá sem qualquer custo.

Sem comentários: