sexta-feira, 30 de maio de 2008

Covilhã comemora o Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança
“Orquestra do Lixo”
Lançamento da Mascote: O Pautinha


No próximo dia 1 de Junho de 2008 (domingo) a Banda da Covilhã associa-se às comemorações do Dia Mundial da Criança através da apresentação de dois projectos: a Orquestra do Lixo e apresentação da nossa mascote: O Pautinha.
Estas actividades estão inseridas num programa vasto que decorre durante todo o dia 1 de Junho no Jardim Público sob a organização da Junta de Freguesia da Conceição – Covilhã.


“ORQUESTRA DO LIXO”
Actividade que visa a construção de instrumentos musicais a partir de matérias recicláveis, vulgo “Lixo”.


O projecto encontra-se dentro do plano de actividades da Escola de Música – Escola de Valores e Talentos da Banda da Covilhã, sob a orientação do Prof. Eduardo Cavaco e de uma equipa de colaboradores.
O projecto incentiva a criatividade e a experimentação, fortalecendo ao mesmo tempo a vontade de aprender e aumentando a auto-estima pessoal.

O manuseamento de materiais, a construção de instrumentos e a sua interacção musical constitui um suporte pedagógico importante.

Por outro lado, os conteúdos não específicos da música nesta situação contribuem para uma maior socialização e desenvolvimento motor das crianças.
Os materiais para a construção dos instrumentos são diversos (podendo ser trazidos pelos participantes) e podem ser: latas, tubos, caixas, caricas, garrafas, garrafões, cascas de nozes, cabos de vassoura, canos PVC, baldes, vidro, etc…No final da actividade e com os instrumentos construídos formar-se-á a “Orquestra do Lixo”. Actividade com início às 14:00h.


A MASCOTE DA BANDA – O PAUTINHA
O Pautinha vai nascer no dia 1 de Junho, mas tem já cerca de “12 anos”, é um jovem alegre e bem disposto que estuda música na Escola de Música – Escola de Valores e Talentos da Banda da Covilhã.

Já experimentou vários instrumentos, como a flauta, o clarinete, o trombone, a tuba, a trompete, mas… por enquanto o que gosta mais são as pautas, por isso todos lhe chamam o Pautinha!

Tem uma prima que é a Clavedesol e três primos gémeos: o Dó, o Ré e o Mi que adoram férias com música e um amigo mais velho: o Fassolá que também estuda música.

Toda a sua história será revelada na apresentação da mascote.

Uma história da autoria da escritora Teresa Reis, autora de vários livros infantis.


Sem comentários: