quarta-feira, 14 de maio de 2008

Maio de 68 lembrado por Júlio Isidro



22h00 - MEMÓRIAS DE MAIO
HOJE


Pela mão de Júlio Isidro a RTP faz-nos reviver os acontecimentos de Maio de 68...

Porquê Memórias de Maio? Porque este programa irá fazer um percurso sobre todo o ano de 1968, partindo-se do princípio que as barricadas em Paris e o que representaram estão antes do mês de Maio e que os seus ecos ultrapassam o ano de 68.

Assim, vamos propor aos espectadores uma viagem no tempo, ilustrada com breves depoimentos e entrevistas, imagens de arquivo e momentos musicais.

Vamos falar de França, da América Latina, do Brasil, dos E.U.A., e de Portugal, associando por analogia e também por contraste os reflexos do Maio de 68.
Será a Primavera de Praga, a guerra do Vietname e a contestação na América com Dylan e Joan Baez, o assassinato de Martin Luther King, o filme 2001 Odisseia no Espaço, a noite das barricadas, o assassinato de Robert Kennedy, os Jogos Olímpicos no México.

Falaremos de Cuba e de Che Guevara, do Chile e de Pablo Neruda, do Brasil e da ditadura, do Festival da Canção do Rio de Janeiro, do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, de Portugal e do Festival RTP da Canção com Carlos Mendes, do festival de Vilar de Mouros, do Benfica campeão nacional, da selecção de hóquei em patins campeã do mundo, das séries da RTP como Lassie, O Santo, Olho Vivo, Missão Impossível, da passagem de Vinicius de Moraes por Portugal, etc.
A acção passa-se num cenário ao estilo de uma esplanada parisiense.
Nas mesas estão os convidados que falam sobre o ano de 68.
Eles são: Diana Andringa, Fernando Rosas, Ana Gomes, Isabel Stilwell, Vítor Serpa, André Letria e Gilda Nunes Barata

Sem comentários: