quarta-feira, 14 de maio de 2008

Festas da cidade em Vendas Novas


Bifanas, tasquinhas, artesanato e produtos locais uma combinação única
em Vendas Novas


As festas regressam a Vendas Novas. Ainda há pouco terminou o programa das comemorações do 25 de Abril e já se iniciam as cerebrações do 15.º Aniversário da Elevação de Vendas Novas a Cidade.

Um vasto programa animará o concelho até 30 de Maio com actividades que vão desde as recriações históricas, ao hipismo, gastronomia, música, corrida de touros, dança, atletismo, futebol, ciclismo, cicloturismo e BTT.

O ponto alto centra-se na promoção do que é genuíno do concelho, ou seja, da sua gastronomia, artesanato e produtos locais.

Desvendar os segredos, os costumes e tradições, a história e produtos da nossa terra, é seguramente um prazer para quem expõe e para quem nos descobre.

Baseado neste conceito, o Município de Vendas Novas organiza, entre 16 e 18 de Maio, o 3.º Festival de Gastronomia, Artesanato e Produtos Locais e o 2.º Festival da Bifana.


Este evento tem vindo a alcançar um sucesso imenso, tendo tido um recorde de 20.000 visitantes na última edição.

Para além dos expositores locais e dos espectáculos musicais, as tradicionais “tasquinhas” com os saborosos e variados petiscos alentejanos e a característica bifana de Vendas Novas são elementos que distinguem este Festival.

A bifana é uma especialidade que marca o património gastronómico e a história de Vendas Novas pois há mais de 30 anos que sacia apetites aqui e além fronteiras …

Ela tem o dom de conseguir despertar os nossos cinco sentidos.

Primeiro quando entramos no café ou restaurante deixamo-nos levar pelo aroma que logo abre o apetite, da cozinha soam as pancadas do martelo que tornam tenrinho e mais saboroso o bife. Quando a bifana chega finalmente à mesa, a cor do pão meio torrado deixando antever a dourada bifana, o papo-seco que ainda quente se sente fumegar nos nossos dedos, tudo nos conduz para o espoletar do momento final ou seja, o prazer da primeira dentada.


Para animar a festa haverá, no dia 16, um espectáculo de percussão com os “Toca a Arrufar”, no dia 18 a actuação de “Boss AC” e no dia 19 do grupo de música popular “Outra Margem”.


O Festival decorre no espaço junto às Piscinas Municipais, tem inauguração marcada para as 18 horas de sexta-feira, dia 16, e entradas gratuitas durante os três dias.

Sem comentários: